Mulheres e perspectiva de gênero: análise do repertório de coros profissionais do Sudeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33871/vortex.2025.13.9894Palabras clave:
Canto coral, Estudos de gênero, Musicologia feminista, Repertório, Mulheres compositorasResumen
As reflexões sobre a desigualdade de gênero na música permitiram aprofundar o entendimento sobre quais aspectos dificultaram ou afastaram compositoras e suas obras do repertório canônico e da programação musical. Tratamos, neste artigo, da análise do repertório de coros profissionais das capitais do Sudeste do Brasil, sob uma ótica de gênero, de modo a verificar a presença de mulheres enquanto compositoras e arranjadoras e discutir a representatividade e a equidade de gênero na música coral. No total, observamos que 1,7% do repertório apresentado pelos coros, de 2015 a 2021, foram composições e arranjos de mulheres. Os corpos artísticos que têm como objetivo a divulgação de obras contemporâneas demonstraram maior abertura para a execução de obras de diferentes períodos que fogem ao repertório canônico. Consideramos que pesquisas que abordem o canto coral pela perspectiva de gênero podem ampliar o acesso a obras de compositoras e arranjadoras e reinseri-las na história da música.
Descargas
Citas
ANDRETA, Maria Rúbia de M. Onde estão as mulheres no canto coral? Compositoras e arranjadoras a partir da literatura acadêmica e da análise da programação de coros profissionais do Sudeste do Brasil. 2023. 283 p. Dissertação (Mestrado em Processos de Criação Musical) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/D.27.2023.tde-20122023-152817>.
BEHESHTI, Setareh. The case for a database of musical repertoire. International Journal of Music Education, [S. l.], v. 28, n. 4, p. 369 - 379, nov. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/0255761410381720>. Acesso em: 30 out. 2023.
BIBLIOTECA TMRJ. Música Brasileira em Foco. Rio de Janeiro: 2022. Disponível em: < <http://theatromunicipal.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/Programa-M%C3%BAsica-Brasileira-em-Foco_6.pdf>. Acesso em 30 out. 2024.
BIBLIOTECA TMRJ. Gala de 90 anos do Coro do Theatro Municipal. Rio de Janeiro: 2023. Disponível em: <http://theatromunicipal.rj.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/programa_62_GALA-90-ANOS-CORO-7.pdf>. Acesso em 30 out. 2024.
BIBLIOTECA TMRJ. La Fille Mal Gardée. Rio de Janeiro: 2024. Disponível em: <http://theatromunicipal.rj.gov.br/wp-content/uploads/2024/08/PROGRAMA-LA-FILLE-MAL-GARDEE.pdf>. Acesso em 30 out. 2024.
BOMFIM, Cássia Carrascoza. Escassez e excesso: A mulher e o palco musical. MusiMid, [S. l.], v. 1, n. 2, p.116-131, out. 2020. Disponível em: <https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/22>. Acesso em: 30 out. 2023.
BROWN, Alan et al. Assessing the Audience Impact of Choral Music Concerts. San Francisco: Chorus America, 2016. Disponível em: <https://wolfbrown.com/wp-content/uploads/Report-Assessing-the-Audience-Impact-of-Choral-Concerts.pdf>. Acesso em: 30 out. 2023.
BRYAN, Claudia. A. Women Choral Conductors in the Academy: A Case Study. 2016. Alabama: Auburn University, 2016. Disponível em: <https://etd.auburn.edu/handle/10415/5554>. Acesso em: 30 out. 2023.
CASCUDO, Teresa; AGUILAR-RANCEL, Miguel Ángel. Género, musicología histórica y el elefante en la habitación. In: NOGUEIRA, Isabel; FONSECA, Susan C. Estudos de gênero, corpo e música: abordagens metodológicas. Goiânia / Porto Alegre: ANPPOM, 2013. p. (27 - 55). Disponível em: <https://www.anppom.com.br/ebooks/index.php/pmb/catalog/view/3/4/24-1>. Acesso em: 30 out. 2023.
CASULA, Clementina. Gênero e o Mundo da Música Clássica: a profissionalização inacabada das mulheres na Itália. Per Musi, Belo Horizonte, n. 39, p.1-24, jun. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.5270>. Acesso em: 30 out. 2023.
CAVARERO, Adriana. Vozes plurais: filosofia da expressão vocal. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CHELI, Ciara. A. Changing Cultural Paradigms in Choral Programming. 2020. Senior Thesis (Bachelor of Arts in Music) – School of Music, Wellesley College, Wellesley, 2020. Disponível em: <https://repository.wellesley.edu/object/ir1237>. Acesso em: 30 out. 2023.
CITRON, Marcia J. Gender, professionalism and the musical canon. The Journal of Musicology, v. 8, n. 1, p. 102-117, 1990. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/763525>. Acesso em: 30 out. 2023.
COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL. Coral Paulistano. São Paulo: [202-]. Disponível em: <https://theatromunicipal.org.br/pt-br/coroliricomunicipal/>. Acesso em: 11 jul. 2023.
COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL. Coro Lírico Municipal. São Paulo: [202-]. Disponível em: <https://theatromunicipal.org.br/pt-br/coroliricomunicipal/>. Acesso em: 11 jul. 2023.
FRESCA, C. Novos Caminhos. Revista Concerto, São Paulo, nº 297, p. 40, set. 2022.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO. CLMG e OSMG lançam vídeo em celebração do Mês da Consciência Negra. Belo Horizonte: 2021. Disponível em: https://fcs.mg.gov.br/eventos/clmg-e-osmg-lancam-video-em-celebracao-do-mes-da-consciencia-negra/. Acesso em: 11 jul. 2023.
FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO. Coral Lírico de Minas Gerais. Belo Horizonte: [202-]. Disponível em: https://fcs.mg.gov.br/corpos-artisticos/coral-lirico-de-minas-gerais/. Acesso em: 11 jul. 2023
GIL, Carmen C. P. Asociaciones y otras entidades de mujeres y música en España honrar el pasado mirando al futuro. Revista Música, v. 19, n. 1, p.241-254, jul. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revistamusica/article/view/157989>. Acesso em: 30 out. 2023.
IGAYARA, Susana. C. Discutindo o repertório coral. In: XVI ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 2007, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Universidade Federal de Campo Grande, Editora UFMS, 2007. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2007/inicio.html>. Acesso em: 12 fev. 2022.
IGAYARA, Susana. C. As professoras de música na época de Villa-Lobos. In: II SIMPÓSIO VILLA-LOBOS 2012, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012. p. 112-133. Disponível em: <https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002756451.pdf.> Acesso em: 30 out. 2023.
IGAYARA-SOUZA, Susana C. A. Entre palcos e páginas: a produção escrita por mulheres sobre música na história da educação musical no Brasil (1907-1958). 2011. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04072011-145947/>. Acesso em: 30 out. 2023.
LAM, Megan. Female Representation in the Traditional Music Classroom. General Music Today, Tucson, v. 32, n. 1, p. 18 - 22, out. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1048371318793148>. Acesso em: 30 out. 2023.
MONTEIRO DA SILVA, Eliane; ZANI, Amilcar. Música e memória: A atuação das mulheres nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (1971-1989). MusiMid, v. 1, n. 2, p.104-115, out. 2020. Disponível em: <https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/21>. Acesso em: 30 out. 2023.
NOGUEIRA, Isabel; NEIVA, Tania M.; ZERBINATTI, Camila Durães. Reflexões sobre sociabilidades digitais e “outras” e ciberfeminismos em três iniciativas na música. Revista Música, v. 19, n. 1, p.255-277, jul. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158127>. Acesso em: 30 out. 2023.
OLIVEIRA, Carolina. A. Processos de criação no arranjo vocal. 2022. Tese (Doutorado em Processos de Criação Musical) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/T.27.2022.tde-10012023-102849>. Acesso em: 30 out. 2023.
ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Coro da OSESP. São Paulo [202-]. Disponível em: <http://www.osesp.art.br/paginadinamica.aspx?pagina=corodaosesp>. Acesso em: 11 jul. 2023.
RAMOS LÓPEZ, Pilar. Feminismo y música: introducción crítica. Madrid: Narcea, 2003.
RAMOS LÓPEZ, Pilar. Luces y sombras en los estudios sobre las mujeres y la música. Rev. music. chil., Santiago, v. 64, n. 213, p. 7 - 25, jun. 2010. DOI: http://dx.doi.org/10.4067/S0716-27902010000100002. Acesso em: 30 out. 2023.
SANTANA, Imyra. Quem tem medo das maestrinas? – Iniciativas institucionais para a promoção e valorização de mulheres regentes na França. MusiMid, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 92–111, 2022. Disponível em: <https://revistamusimid.com.br/index.php/MusiMid/article/view/68>. Acesso em: 30 out. 2023.
SANTOS, Tais F. Feminismo e política na música erudita no Brasil. Revista Música, v. 19, n. 1, p.220-240, jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/rm.v19i1.158102. Acesso em: 30 out. 2023.
THEATRO MUNICIPAL. Corpos Artísticos. Rio de Janeiro: [202-]. Disponível em: <http://theatromunicipal.rj.gov.br/corpos-artisticos/>. Acesso em: 11 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Maria Rúbia de Moraes Andreta, Susana Cecília Igayara-Souza

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Attribution Licence que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.