About the Journal

Ensino & Pesquisa (Teaching & Research) is an interdisciplinary journal of the State University of Paraná (UNESPAR), Center for Humanities and Education. Its objective is to publish scientific articles focused on undergraduate and teacher education. Submissions are streaming and can be done in preprint format (Quadrennial Classification 2013-2016 - Teaching B1).

Current Issue

Vol. 22 No. 1 (2024): Ensino & Pesquisa
					View Vol. 22 No. 1 (2024): Ensino & Pesquisa

Dossiê "Educação Especial Inclusiva"

Organizadoras:

Sandra Salete de Camargo Silva (UNESPAR)

A docente e pesquisadora apresenta graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava/UNICENTRO (1989), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2011). Atuou na vice-direção geral do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, de 2016 a 2021. É docente associada da Unespar com dedicação exclusiva no Colegiado de Pedagogia do Campus, na disciplina de Educação Especial e Inclusiva. Professora permanente do PROFEI - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Unespar/Campus de União da Vitória. Membro do Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH do Campus, integrante do Núcleo de Educação Inclusiva - NESPI. Iniciou (2012) e lidera o EPEDIN - Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão da Unespar, vinculado ao GEPPRAX CNPQ. Pelo EPEDIN perpassam todas as produções cientificas, de ensino e extensão dessa docente, bem como as orientações. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX), Linha de Pesquisa: Gestão Educacional e Formação de Professores da Unespar/UV, vinculado ao CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos, Métodos e Técnicas de Ensino, Educação, Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente em temas contemporâneos. Como livros publicados, ministra conferências, seminários, palestras, cursos, aulas em pós-graduação e debates em jornadas de formação de profissionais desde que o tema esteja atrelado ao objeto de estudo e dentro da carga horária permitida pelos documentos normativos institucionais.

Roseneide Maria Batista Cirino (UNESPAR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Psicopedagogia, Orientação e Supervisão Escolar e Educação Especial Inclusiva. Possui estudos adicionais em Deficiência Visual. É graduada em Normal Superior com Mídias Interativas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pedagogia pela FAPI. É professora do colegiado de Pedagogia e membro do NDE. Compõe o Banco de Avaliadores da Educação Superior INEP/ BASIs. Coordena o NESPI - Núcleo de Educação Especial Inclusiva. Coordena o PROFEI - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Polo UNESPAR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas GPEPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial inclusiva. Atuou como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais, educação especial, EJA e no curso de Formação docente nível médio. Atuou como pedagoga escolar em processos de Gestão, Coordenou a Educação Especial e Ensino Fundamental anos iniciais de 2001 a 2008 no município de Fazenda Rio Grande. Atuou na EaD como docente, professor autora e Tutora em cursos de Graduação, Pós Graduação e Extensão Universitária. Atuou como Chefe da Divisão de extensão e, atualmente ocupa a função de Chefe da Divisão de Ensino de Graduação Campus Paranaguá.

Maria Simone Jacomini Novak (UEM)

Doutora em Educação (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE/UEM). Graduada em História (UEM) e Pedagogia (FAINSEP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM). Professora do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Unespar/Campus de Paranavaí e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/Unespar). Foi pró-reitora de Ensino de Graduação da UNESPAR (2017-2020). Coordenadora da linha "Povos indígenas no Brasil: História, Educação Escolar e Políticas Públicas" do grupo de Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação na Diversidade do Campo (GESPEDIC-Paranavaí) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (GEPEEIN). Membro da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) estadual. Desenvolve projetos e pesquisas na área da políticas públicas para a formação de professores; educação escolar indígena, interculturalidade e inclusão de indígenas na educação superior com ênfase nas políticas desenvolvidas no Estado do Paraná com experiência na formação de professores indígenas e produção de material didático

Published: 2024-04-18

Editorial

Artigos

View All Issues

Bases indexadoras: