Edição Atual

v. 22 n. 1 (2024): Ensino & Pesquisa
					Visualizar v. 22 n. 1 (2024): Ensino & Pesquisa

Dossiê "Educação Especial Inclusiva"

Organizadoras:

Sandra Salete de Camargo Silva (UNESPAR)

A docente e pesquisadora apresenta graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava/UNICENTRO (1989), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (1994), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá/UEM (2011). Atuou na vice-direção geral do Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, de 2016 a 2021. É docente associada da Unespar com dedicação exclusiva no Colegiado de Pedagogia do Campus, na disciplina de Educação Especial e Inclusiva. Professora permanente do PROFEI - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva da Unespar/Campus de União da Vitória. Membro do Centro de Educação em Direitos Humanos - CEDH do Campus, integrante do Núcleo de Educação Inclusiva - NESPI. Iniciou (2012) e lidera o EPEDIN - Espaço de Estudos e Pesquisas em Educação, Direito e Inclusão da Unespar, vinculado ao GEPPRAX CNPQ. Pelo EPEDIN perpassam todas as produções cientificas, de ensino e extensão dessa docente, bem como as orientações. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX), Linha de Pesquisa: Gestão Educacional e Formação de Professores da Unespar/UV, vinculado ao CNPQ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Direitos Humanos, Métodos e Técnicas de Ensino, Educação, Educação Especial e Inclusiva, atuando principalmente em temas contemporâneos. Como livros publicados, ministra conferências, seminários, palestras, cursos, aulas em pós-graduação e debates em jornadas de formação de profissionais desde que o tema esteja atrelado ao objeto de estudo e dentro da carga horária permitida pelos documentos normativos institucionais.

Roseneide Maria Batista Cirino (UNESPAR)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem. Tem Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Especialização em Psicopedagogia, Orientação e Supervisão Escolar e Educação Especial Inclusiva. Possui estudos adicionais em Deficiência Visual. É graduada em Normal Superior com Mídias Interativas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Pedagogia pela FAPI. É professora do colegiado de Pedagogia e membro do NDE. Compõe o Banco de Avaliadores da Educação Superior INEP/ BASIs. Coordena o NESPI - Núcleo de Educação Especial Inclusiva. Coordena o PROFEI - Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Polo UNESPAR). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino e Práticas Inclusivas GPEPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial inclusiva. Atuou como professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental anos iniciais, educação especial, EJA e no curso de Formação docente nível médio. Atuou como pedagoga escolar em processos de Gestão, Coordenou a Educação Especial e Ensino Fundamental anos iniciais de 2001 a 2008 no município de Fazenda Rio Grande. Atuou na EaD como docente, professor autora e Tutora em cursos de Graduação, Pós Graduação e Extensão Universitária. Atuou como Chefe da Divisão de extensão e, atualmente ocupa a função de Chefe da Divisão de Ensino de Graduação Campus Paranaguá.

Maria Simone Jacomini Novak (UEM)

Doutora em Educação (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE/UEM). Graduada em História (UEM) e Pedagogia (FAINSEP). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá (DTP/UEM). Professora do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Unespar/Campus de Paranavaí e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI/Unespar). Foi pró-reitora de Ensino de Graduação da UNESPAR (2017-2020). Coordenadora da linha "Povos indígenas no Brasil: História, Educação Escolar e Políticas Públicas" do grupo de Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação na Diversidade do Campo (GESPEDIC-Paranavaí) e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (GEPEEIN). Membro da Comissão Universidade para os Índios (CUIA) estadual. Desenvolve projetos e pesquisas na área da políticas públicas para a formação de professores; educação escolar indígena, interculturalidade e inclusão de indígenas na educação superior com ênfase nas políticas desenvolvidas no Estado do Paraná com experiência na formação de professores indígenas e produção de material didático

Publicado: 2024-04-18

Editorial

Artigos

Ver Todas as Edições

Bases indexadoras: