Sobre a Revista

A Revista Educação e Linguagens (ISSN 2238-6084) é um periódico eletrônico de acesso aberto em fluxo contínuo, vinculado aos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, Campus de Campo Mourão, com edição ininterrupta desde 2012. A revista aceita manuscritos oriundos de pesquisas empíricas, relato de experiência, revisão sistemática e de literatura, bem como resenhas de livros, entrevistas e dossiês. A revista não cobra taxas para submissão, processamento ou publicação de artigos, possui classificação Qualis A4 na avaliação da CAPES, é indexada em bases nacionais e internacionais e licenciada sob Creative Commons CC BY-NC 4.0.

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Comunicado

2025-09-04

Recentemente a ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos) perdeu a exclusividade como representante da CROSSREF. Além disso, a lei de licitações que rege a contratação de empresas para a prestação de serviços às instituições públicas passou por diversas mudanças. Portanto, estamos passando por mudanças nos processos de contratação da empresa para a emissão dos DOI para a Unespar para nos adaptarmos a essa nova situação.   O processo de renovação de contratação do serviço de DOI foi encaminhado e encontra-se em fase de tramitação financeira.   Tão logo a tramitação financeira seja finalizada, os artigos publicados terão seus DOIs emitidos e será reaberto o processo de submissão de novos artigos.  

Saiba mais sobre Comunicado

Edição Atual

v. 15 n. 28 (2025): DOSSIÊ "VIGIAR E PUNIR 50 ANOS DEPOIS: DISCURSOS DE VIGILÂNCIA, CONTROLE E MOVIMENTOS DE CONTRACONDUTA "
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Adélli Bortolon Bazza

Pedro Navarro

Regina Baracuhy

Publicado: 2025-07-31

Editorial

  • VIGIAR E PUNIR: 50 ANOS DEPOIS

    Adélli Bazza, Pedro Navarro, Regina Baracuhy
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.1-10

Entrevista

  • ENTREVISTA COM PAULO NUNO VICENTE

    Laís Sousa Di Lauro, Regina Baracuhy
    11-16
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.11-16

Dossiê “Vigiar e punir 50 anos depois: discursos de vigilância, controle e movimentos de contraconduta”

  • PRÁTICA DISCURSIVA, PROVENIÊNCIA, DESCONTINUIDADE E NORMALIZAÇÃO NA ARQUEOGENEALOGIA DE MICHEL FOUCAULT

    Rosângela Tenório de Carvalho
    17-33
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.17-33
  • VIGIAR E PUNIR NA ERA DA DESINFORMAÇÃO

    Daiany Bonácio
    34-61
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.34-61
  • A LOUCURA NA PERSPECTIVA DE FOUCAULT

    Raimundo Nonato Saraiva Barroso Filho, Marcondes Nicácio, José Alessandro Cândido da Silva
    62-91
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.62-91
  • NORMALIZAÇÃO DO SILÊNCIO: AS RELAÇÕES DISCIPLINARES ENTRE ABUSO SEXUAL E O PODER INSTITUCIONAL NA IGREJA CATÓLICA

    Izabelle Diniz, Íngrid Lívero, Cássio Ceniz
    92-113
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.92-113
  • DISPOSITIVOS DE PODER NA MONOGAMIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE RELACIONAMENTOS HETEROSSEXUAIS NO INSTAGRAM

    Laura Colli Gon, Luciana Carmona Garcia
    114-134
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.114-134
  • VIGILÂNCIA E CONTROLE DISCIPLINAR NA ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DE FOUCAULT

    Michele Golam dos Reis, Gleissiano Ruan de Freitas, Isaias Batista de Oliveira Júnior
    135-150
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.135-150
  • DISCIPLINA E VIGILÂNCIA NA ESCOLA NORMAL DE PORTEIRINHA/MG E O PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT

    Wilney Silva
    151-175
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.151-175
  • MATERNALIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO FAZER DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA FOUCAULTIANA

    Laís dos Santos Lopes, Solange Mary Moreira Santos
    176-189
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.176-189
  • A SUPER-RESPONSABILIZAÇÃO DO INDIVÍDUO COMO MODALIDADE NEOLIBERAL DE CONTROLE DOCENTE: O CASO DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE SERGIPE

    Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Dr. Thadeu Teles
    190-223
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.190-223
  • ARTE COMO DESOBEDIÊNCIA: MICRONARRATIVAS QUE ESCAPAM AO CONTROLE EXERCIDO CONTRA A EDUCAÇÃO

    Emanuelle Dalécio da Costa, João Paulo Baliscei
    224-248
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.224-248
  • NARRANDO-SE PARA EXISTIR: ANÁLISE DOS PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO EM VENENO

    Jeikson Makson da Silva, Marcos Paulo de Azevedo
    249-274
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.249-274
  • PRÁTICAS DISCURSIVAS DE LIBERDADE AGONÍSTICA: LIMITE DO SUJEITO COM HIV NO CANAL HISTÓRIAS DE TER.A.PIA

    Patrícia Nunes de Paula de Jaime, Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso, Jefferson Gustavo dos Santos Campos
    275-298
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.275-298
  • INSCRITA DE SI: NOÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE O CORPO-ARTEFATO

    Anderson Barcelos Martins, Luana Bellini Klein, Andresa Silva da Costa Mutz
    299-322
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2025.15.28.299-322
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Revista Educação e Linguagens é uma publicação contínua, em versão eletrônica, vinculada aos cursos de Pedagogia e de Letras da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Campo Mourão. A submissão de manuscritos é em fluxo contínuo e, excepcionalmente, há chamadas específicas para Dossiês  temáticos.

O escopo da Revista é voltado às grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, com enfoque às áreas: Educação, Linguística e Letras e seus temas mais específicos, conforme as respectivas subáreas.

Um de seus objetivos é possibilitar um espaço interdisciplinar para a publicação de resultados de pesquisas e de trabalhos com diferentes enfoques, desde que um de seus temas centrais seja uma das áreas predominantes da Revista (Educação, Linguística e Letras).