Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Participei da concepção do trabalho e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo; não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação deste trabalho; em caso de dois ou mais autores(as), informo que todos(as) estão de acordo com esta submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O trabalho se adequa ao escopo da Revista está voltado para as grandes áreas do conhecimento em Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes, com ênfase em Educação, Linguística e Letras e em seus desdobramentos temáticos mais específicos.
  • O texto está em português, inglês ou espanhol e está em conformidade com as normas da ABNT (NBR 10520:2023 Citações; NBR 6023:2018/2020 Referências)
  • O manuscrito está preparado para avaliação duplo-cega (sem identificação dos autores no manuscrito).
  • Somente serão aceitas submissões em que pelo menos um dos autores do trabalho possua titulação de doutor, exceto no caso de autor sênior com experiência comprovada.
  • Cada autor(a) poderá publicar um trabalho a cada 12 meses. A contagem do prazo de 12 meses terá início a partir da data de submissão do trabalho. Esta regra também se aplica para coautoria;
  • Estou ciente das Políticas Editoriais da revista Educação e Linguagens.
  • Todos os autores que participaram do trabalho estão declarados nos metadados desta submissão (nome, instituição + faculdade e departamento, cidade, Estado, país, ORCID e o E-mail). O primeiro autor será considerado como autor de correspondência.
  • ORCID: mesmo que já esteja informado no cadastro do autor, é necessário marcar a opção “Enviar e-mail para solicitar autorização ORCID do contribuidor” no registro de autoria e validar o link recebido por e-mail. Essa etapa é obrigatória para vincular corretamente o ORCID ao artigo e concluir a submissão.
  • Em caso de aceitação deste manuscrito, a Revista Educação e Linguagens passa a ter os direitos autorais a ele referentes, que se tornarão propriedade exclusiva da revista.
  • Todos artigos publicados serão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC-BY.
  • As submissões são em publicação contínua. O processo de avaliação dura em média 6 meses, podendo variar para mais/menos. Submissões feitas a partir de setembro serão automaticamente consideradas para publicação no volume do ano seguinte.

Diretrizes para Autores

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Artigo de fluxo contínuo

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Entrevista

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Dossiê: Práticas de letramento em contexto de formação docente: desafios e avanços (ou entraves, ou contribuições, ou embates persistentes)

Apesar de já termos muitos avanços na formação docente (inicial ou continuada) para o trabalho com línguas (portuguesa e estrangeiras) na escola básica, ainda enfrentamos desafios e embates na educação linguística dos licenciandos. Nessa direção, buscamos reunir neste volume trabalhos de pesquisa que tragam contribuições e avanços para os entraves ainda presentes na relação universidade - escola.

As temáticas abordadas neste dossiê buscam oferecer reflexões sobre os instrumentos mediadores do trabalho do professor na formação inicial ou continuada, como livros didáticos e currículos; e práticas e vivências na/de formação de professores que apresentem estratégias/abordagens pedagógicas e metodologias diversificadas sobre o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a elaboração de materiais, dentre outros.   

Assim, serão bem-vindos trabalhos oriundos do campo dos estágios curriculares, do PIBID, da Residência Pedagógica, assim como de experiências de curricularização da extensão, recentes nas universidades. 

 

Eixos e temáticas do dossiê:

Formação docente e letramentos acadêmico-científicos e profissionais

Formação docente com base em gêneros textuais/discursivos

Formação docente pelas práticas de leitura, escrita, oralidade e análise linguística

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi

Em 2024, o livro O texto na sala de aula - grande marco que ajudou a consolidar a virada do ensino tradicional prescritivo e normativo para uma perspectiva enunciativa e discursiva de ensino de línguas no Brasil - faz 40 anos. Esse livro e outros de João Wanderley Geraldi, como Portos de passagem (1991), Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação (1996), A aula como acontecimento (2010), certamente devem figurar as referências de um pesquisador ético e responsável quanto a qualquer eixo de ensino ligado à educação linguística no país. São obras que também se encontram recomendadas em planos de ensino de cursos de Licenciatura em Letras e de formação continuada de professores. São lidas nos campos da educação, dos estudos da linguagem e outros. Nessas discussões, Geraldi não apresenta receitas, mas se revela um pesquisador crítico, comprometido de maneira ética, responsável e politicamente com a vida social.

Seu ponto de partida é pensar novas concepções de sujeito, de língua, de aula, de interação professor-alunos e, por adição, novas compreensões para o trabalho com todas as práticas de linguagem. Junto com isso, lança a inaugural proposta de prática de análise linguística - prática reflexiva e cognitiva que se alinha às demais - a dissolver o ensino centrado na gramática. No entanto, dialógico em sua natureza de pesquisador ético, Geraldi não despreza o ensino dessa gramática, mas propõe sua recolocação no interior da prática de análise linguística.

Geraldi - o homem pesquisador - assume um posicionamento axiológico de reconhecimento do importante papel representacional da linguagem e costura suas proposições no fio da relação entre as linguagens, ideologias e sujeitos, arguindo por uma educação linguística comprometida com a vida, que abarque as dimensões discursivas e enunciativas, axiológicas, ou ideológicas, da linguagem.

Junto com outros companheiros, João Wanderley trava uma luta para que não se ensine apenas o nome de estruturas sintáticas a meninos que passam fome, mas que se ensine, por exemplo,  que “eu quebrei o prato e o prato se quebrou” constituem-se formas diferentes e possíveis de se representar o quanto assumimos responsavelmente nossos atos, sem ou na busca de álibis, ao enunciarmos em dada situação em que nos colocamos como sujeitos com e perante outros e, por consequência, operamos com e sobre a linguagem.

Além de promover esse debate, Geraldi foi um pesquisador que empreendeu ações reais. Nos anos 1980 e 1990, trabalhou com formação de professores, a divulgar suas reflexões, críticas e propostas renovadas de ensino. Ele pensou o Brasil por meio de uma proposta de educação linguística que fosse significativa para o país.

As vozes de Geraldi não se esgotaram. Pelo contrário, ainda precisam ser reverberadas, mais bem ouvidas. Por isso, a Revista Educação e Linguagens convida pesquisadores éticos e responsáveis a colaborarem com o “Dossiê: homenagem a João Wanderley Geraldi”, para reunir em uma só arquitetura as leituras que fazemos desse importante cientista da linguagem ou com sua ajuda.

A modalidade de discussões inclui artigos cuja base teórica envolva contribuições dos estudos enunciados por Geraldi direcionadas à leitura, à escrita, à análise linguística, à oralidade, à aula, à formação de professores, ou pressupostos entrelaçados ou interpretados à luz de outros desenvolvimentos teóricos dos campos da educação e da linguagem.

Edição atemática janeiro/junho de 2025

A edição destina-se à publicação de artigos não vinculados a dossiês, de acordo com o escopo da revista. 

Resenha

Antes de submeter, sempre leia atentamente as "Diretrizes para Autores" da revista específica. Essas diretrizes conterão a lista exata de condições e fornecerão detalhes sobre formatação, política de seções, limites de palavras e outros requisitos específicos. A falta de conformidade com qualquer um desses itens é um dos principais motivos para a devolução imediata do manuscrito (desk rejection) pelo editor, antes mesmo de iniciar a avaliação por pares.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.