v. 30 n. 1 (2024): História e Imaginação nas Artes

Descrição da imagem de capa: Cartaz vertical, com imagem produzida a partir de colagens em tons azuis e dourados. Na imagem, uma mulher, vestindo uma túnica que cobre sua boca e nariz, está com a mão direita posicionada na frente do tronco. Ela segura entre os dedos da mão um elemento abstrato, que possui textura que se assemelha a linhas de costura. Do lado superior esquerdo do cartaz, em letras brancas sobre a imagem, se lê “Revista Científica da Faculdade de Artes do Paraná – jan. / jul. 2024”; ainda do lado esquerdo, mas ocupando toda a lateral da imagem, em letras brancas e amarelas, “Dossiê: História e Imaginação nas Artes”. Fim da Descrição.
Publicado: 2024-07-01

Dossiê Temático

  • Apresentação do Dossiê História e Imaginação nas Artes

    Alexandre Rafael Garcia, Álvaro André Zeini Cruz, Juliana Rodrigues Pereira
    1-6
  • Abertura do Dossiê

    Revista Científica/FAP
    7
  • Imaginação de dentro para fora, de fora para dentro uma introdução à prática da imaginação nos trabalhos de Stanislavski e Chekhov

    Luisa Jacques de Moraes Dalgalarrondo
    8-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8717
  • El hilo de Ariadna a máquina de imaginar

    Vivian de Camargo Coronato
    27-45
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8716
  • “O corpo é uma memória" marcas no corpo como performance ritualística em Febrônio Índio do Brasil (1895-1984)

    Paulo Biscaia Filho
    46-69
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8759
  • Práticas monstruosas na invenção de um mundo para além do humano (um laboratório de dança e imaginação)

    Princesa Ricardo Marinelli, Gabriel Machado
    70-87
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8881
  • Entre ratos-humanos e humanos mascarados a construção de imagens significantes no espetáculo “Mordaz”

    Liz Schrickte
    88-108
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8831
  • Memórias afetivas Mamootot (2003)

    Demmy Cristina Ribeiro de Sousa
    109-124
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8891
  • Reflexões acerca da "imaginação" nas obras de Salvador Dalí 100 anos do Manifesto Surrealista

    Francisco de Paulo D'Avila Junior
    125-150
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8877
  • A poética pictórica de Charles Baudelaire breve estudo do imaginário de Le Spleen de Paris

    Juliana Michelli S. Oliveira, Marcos Namba Beccari
    151-169
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8964
  • Comunidade estética como resistência e participação olhares à obra de Hélio Oiticica

    Mateus Raynner André de Souza
    170-183
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8737
  • Mulheres negras na ficção fantástica uma análise das ilustrações digitais de Lauren Brown

    Greicilaine Agostinho Martins, Micheline Raquel de Barros
    184-202
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8832
  • “Adjetivo Feminino” relações entre arte, gênero e palavras que agem

    Marina Tavares Jerusalinsky
    203-222
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8701
  • Oportunismo narrativo e visual em Curitiba o caso da Fonte de Jerusalém na década de 1990

    Fernando Cardoso
    223-238
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8613
  • A imaginação estilizada no cinema documentário de Werner Herzog

    Jéssica Frazão
    239-253
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8812
  • Montagem de tempos heterogêneos em O Fio da Memória: no centenário da abolição (1991), de Eduardo Coutinho

    Virginia Flores, Eduardo Dias Fonseca
    254-269
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8844
  • Pacific o tempo da imagem e os seus documentos (Resenha)

    Sabrina Tenorio Luna
    270-279
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8843
  • Das imagens que faltam à fabulação das memórias animadas em dois filmes ensaios

    Régis Rasia
    280-304
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8893
  • Ensaio sobre um processo de criação artística a (des)ordem da imaginação e do acaso na poética audiovisual

    Cristiane Wosniak, Bianca Grabaski Accioly
    305-329
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8764
  • Renascer reimaginada

    Álvaro André Zeini Cruz
    330-351
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8883
  • Valsa com Bashir criações narrativas descortinando o olhar sobre a Linguagem Audiovisual e a História tradicional

    Ana Cláudia de Freitas Resende
    352-366
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8793
  • O Inferno, de Henri-Georges Clouzot entre a montagem da estória, a montagem da história e a história da montagem

    Fabiano Pereira de Souza, Laura Loguercio Cánepa
    367-390
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8900
  • Pensar o presente, reinventar o passado o comunismo italiano visto por Nanni Moretti

    Juliana Rodrigues Pereira, Pedro Plaza Pinto
    391-413
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8903
  • Na ilha dos absolutos uma leitura cavelliana dos imaginários históricos, epistemológicos e sexuais em 'Iguana', de Monte Hellman

    Pedro Monte Kling
    414-438
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8777
  • Formação social brasileira e luta de classes no cinema de ficção científica

    Victor Finkler Lachowski
    439-464
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8718
  • A ressignificação do “fenômeno” de caça às bruxas ecos no filme Rua do Medo: 1666 – Parte 3

    Erika Mac Knight
    465-481
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8874

Fluxo Contínuo

Entrevistas

  • A dobra do papel da dança na relação de estar com a criança entrevista com Uxa Xavier

    Juliana Zelenski Alves, Paula Carolina Petreca
    569-583
    DOI: https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8870