Mulheres negras na ficção fantástica

uma análise das ilustrações digitais de Lauren Brown

Autores

  • Greicilaine Agostinho Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Micheline Raquel de Barros Instituto Federal de Santa Catarina Campus Canoinhas

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8832

Palavras-chave:

Arte, Ilustração Digital, Fantasia, Mulheres Negras

Resumo

O estudo situa a contribuição de Lauren Brown (2021) para o ativismo e a crítica por meio das artes,
dado que a artista atribui visibilidade às mulheres negras em suas ilustrações digitais de fantasia. Assim, o objetivo da análise é analisar as ilustrações digitais intituladas Octopus Mermaid, Sporecrown Queen, We are not prey e Tiefling. Para tanto, autoras de destaque no âmbito dos estudos feministas como bell hooks (2019) e Chimamanda Ngozi Adichie (2009) embasam as discussões teóricas apresentadas. Dentre as principais contribuições, o estudo enfatiza a importância de iniciativas criativas em favor da diversidade, combatendo estereótipos que se dão por meio de uma exclusão sistemática que viola o direito à existência em todo e qualquer espaço, quer real ou ficcional.

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Biografia do Autor

Greicilaine Agostinho Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Rondônia (PPGMEL - UNIR), graduação em Letras Inglês e suas respectivas Literaturas (DLE - UNIR) e especialização em Educação e Diversidade pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Artista multidisciplinar por formação extensionista (IFMS, IFRO, IFSC), é integrante do Grupo de Estudos da Tradução da Amazônia (GETRA/CNPq), atualmente desenvolvendo pesquisas a partir das perspectivas contemporâneas dos Estudos da Tradução, dos Estudos Culturais e do Comparativismo Literário.

Micheline Raquel de Barros, Instituto Federal de Santa Catarina Campus Canoinhas

Professora do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC- Campus Canoinhas (2016). Doutoranda em Educação da UDESC - FAED. Autora do livro "Vera Sabino: Intuição e Arte" pela Editora Letras Contemporânea.(2011) .Coordenadora do Núcleo de Cultura e Arte - NuCA e do Núcleo de Educação a Distância - NEaD do campus Canoinhas (2017-2022).Professora do Curso de Especialização Lato Sensu Educação e Diversidade - IFSC. (2019-atual) Membro do Grupo de Pesquisa IDD - Identidade e Desenvolvimento CNPQ. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Canoinhas (2017-atual). Possui Mestrado em Educação e Cultura (2006), com dissertação na área de Historia da Arte em Santa Catarina, é especialista em Linguagem Plástica Contemporânea(2001) e graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas (1997), UDESC. Trabalhou na rede municipal de Ensino de Florianópolis como coordenadora da área de Artes VIsuais. Foi professora colaboradora no Centro de Artes CEART UDESC (2001e 2013) e professora colaboradora do Centro de Educação a Distância CEAD UDESC (2002 a 2008 e 2012). Autora do Caderno pedagógico EAD Arte e Desenvolvimento Infantil. Foi Presidente da Associação dos Arte-Educadores de Santa Catarina - AAESC 2008-2009 e representou os Arte-educadores no Conselho Estadual de Cultura CEC entre 2008 e 2009. Criou a carteira do Arte educador que identifica o profissional, professor de Artes, de qualquer linguagem a entrar com descontos em eventos culturais (2009). Atualmente é representante da AAESC na FAEB - Federação de Arte-Educadores do Brasil e coordena o grupo de arte-educadores do IFSC.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

MARTINS, Greicilaine Agostinho; RAQUEL DE BARROS, Micheline. Mulheres negras na ficção fantástica: uma análise das ilustrações digitais de Lauren Brown. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 184–202, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8832. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8832. Acesso em: 2 jul. 2024.