El hilo de Ariadna

a máquina de imaginar

Autores

  • Vivian de Camargo Coronato UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8716

Palavras-chave:

Teatro; Teatro de los Sentidos; Labirinto; Poética

Resumo

O chamado desse volume encorajou-nos a adentrar, mais uma vez, após nosso doutoramento, nos labirintos criados pelo grupo Teatro de los Sentidos, grupo internacional sediado em Barcelona. O grupo, em seus mais de vinte anos de existência, investiga o que denomina a Poética dos Sentidos e a relação das linguagens sensoriais com a criação artística. Nosso desafio, sabido inalcançável, é tentar dizer o indizível, descrevendo o percurso labiríntico da primeira obra do grupo, a primeira máquina de imaginar criada pelo diretor Enrique Vargas, denominada El Hilo de Ariadna. Para tanto, buscamos relatos de espectadores, transformados em viajantes/imaginantes pelo grupo, de diversas montagens e versões da obra. Em seguida, traçamos um paralelo entre a estrutura labiríntica da obra e a jornada do herói aventada por Joseph Campbell (1997). Por fim, discorremos sobre alguns elementos da Poética do grupo, colocando enfoque na relação entre curiosidade, escuridão e imaginação, tecendo fios com o pensamento de autores como Gaston Bachelard, Paul Virilo, Michel Serres e Georges Didi-Huberman.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian de Camargo Coronato , UDESC

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com tese intitulada "No labirinto dos sentidos: Teatro de los Sentidos" e mestre em teatro pelo mesmo programa com dissertação intitulada: "Neide Maria Rosa (Mariarrosa) uma (bio) grafia entre Neides, Marias e Rosas".Possui graduação em Licenciatura em Artes com Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC, é Bacharel e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou do Grupo Teatral Cachola no Caixote (2003-2009) trabalhando com formas animadas, teatro-educação, teatro de rua, contação de histórias e performances. Atuou também no Grupo Universo Cabeludo, com espetáculo de mesmo nome tendo circulado por cidades de Santa Catarina em 2019.Pesquisa na área de radioteatro, história cultural, teatro dos sentidos, teatro imersivo.Tem experiência com EJA no Ensino Fundamental, tendo coordenado por dois anos núcleo de EJA em Florianópolis. Atua como professora colaboradora do Departamento de Artes Cênicas (DAC) da Universidade de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Curriculo Lattes 

Referências

ÁLVAREZ, G. Moral. Oler la poesia más hermosa. El Diario Alerta. Santander, junho de [2001?]. Arquivo TDLS.

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1997.

CORONATO, Vívian de Camargo. No labirinto dos sentidos: Teatro de los Sentidos. Tese (Doutorado em Teatro) - Programa de Pós Gradação em Teatro (PPGT), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

CORPAS, Andrés. El Polvorín, escenario teatral. El Mundo. Barcelona, 07 out. 2012. Disponível em: http://www.elmundo.es/elmundo/2012/10/03/barcelona/1349286469.html. Acesso em: 18 set. 2014.

DIDI-HUBERMAN. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2005.

DRAMATÚRGIA del Sentir y Poética de la Coincidencia Significativa. Universitat de Girona. Disponível em: https://www.fundacioudg.org/print_pdf_calendar.php?idMav=1473&language_id=2. Acesso em: 29 jan. 2024

EFE. Triunfa el Hilo de Ariadna. El Tiempo. 30 abril 1993. Disponível em: <http://www.eltiempo.com/archivo/documento/MAM-113954>. Acesso em: 27 set. 2015.

EL TEATRO de los Sentidos gestionará El Polvorín. El País. Barcelona, 10 jun 2004. Disponível em: <http://elpais.com/diario/2004/06/10/catalunya/1086829652_850215.html>. Acesso em: 01 dez. 2015.,

EIDELBERGE, Nora. Plays in Performance. Latin American Theatre Review. vol. 26 n; 2. Prim. 1993. (p.201-202).

ESCALANTE, Laura Juliana Ángel. Retorno al Hilo de Ariadna . Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá, 2022. Disponível em: https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/handle/11349/31279/%C3%81ngel%20Escalante,%20Laura%20Juliana.%202022.pdf?sequence=2. Acesso em 26 jan. 2024.

FONTEVILA, Santiago. El goce del juego y del ritual. La Vanguardia. Barcelona, 17 jul. 2003. Disponível em: <http://hemeroteca.lavanguardia.com/preview/2003/07/17/pagina-43/34000021/pdf.html>. Acesso em: 03 jan. 2016.

FREITAS, Lima de. O labirinto. Lisboa: Acádia, 1975.

GUERRERO, Arturo. Ariadna y la primera muerte. Nueva frontera. [Colombia], p.34, [ca.199-].

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

IACHINO, Alessandro. Seguendo il filo di Arianna. Dentro il labirinto di Enrique Vargas. TeatroeCritica. 25 set. 2017. Disponivel em: https://www.teatroecritica.net/2017/09/seguendo-filo-arianna-dentro-labirinto-enrique-vargas/. Acesso em 24 jan. 2024.

JARRA, Nelson. Barcelona, 22 jul. 2015. Entrevista cedida a Vívian Coronato. Mp3.Entrevista.

KAVÁFIS, Konstantinos. Itacas In Poemas de Konstantinos Kaváfis. Trad. Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo, Odysseus, 2006.

KERSHAW, Braz. The radical in Performance. London: Canada: Nova York: Routledge, 1999.

LASSUS, Marie-Pierre. Musique art de l’aurore - A l’écoute des villes d’ombre du théâtre de sens. França: L’Harmattan, 2014.

MACHON, Josephine. Immersive Theatres. Estados Unidos: Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2013.

MUÑOZ-ROJAS, Ritama. 'El hilo de Ariadna' prorroga su representación en 'La Peineta'. El País. Espanha, 10 set. 1994. Disponivel em: elpais.com/diario/1994/09/10/madrid/779196265_850215.html. Acesso em: 08 dez. 2015.

OTERO, Luis Miguel Martinez. El labirinto. Barcelona: Obelisco, 1991.

PANCHO (Francisco Javier Garcia). Barcelona, 22 jul. 2015. Entrevista cedida a Vívian Coronato. Mp3.Entrevista.

POSGRADO en Lenguaje Sensorial y Poética del Juego. Educaweb. Disponível em: https://www.educaweb.com/curso/posgrado-lenguaje-sensorial-poetica-juego-barcelona-199755/. Acesso em: 29 jan. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Urdimento.v.1 n.15 out. 2010. pp. 107-122.

REY, Sandro Romero. Género y destino: la tragedia griega en Bogotá. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2015. Disponível em: http://dea.udistrital.edu.co:8080/documents/10033143/45b7dda6-e493-4c85-83b9-519fde2ce7a9. Acesso em 24 jan. 2024.

ROJAS, Juan Carlos. Enrique Vargas, el maestro de los sentidos. El Tiempo. Colombia, 12 nov. 2017. Disponível em: https://www.eltiempo.com/cultura/arte-y-teatro/enrique-vargas-habla-del-remonaje-de-la-obra-el-hilo-de-ariadna-150458. Acesso em: 26 jan. 2024

SARMIENTO, Miguel Jofré. Condiciones de posibilidad para la emergencia de realidades envolventes: estudio etnográfico de una compañía de teatro. (Investigação). Departamento de Psicologia Social. Universidade Autonoma de Barcelona, 2008. Disponível em: https://portalrecerca.uab.cat/ca/studentTheses/condiciones-de-posibilidad-para-la-emergencia-de-realidades-envol. Acesso em 05 out. 2015.

SERRES, Michel. Os cinco sentidos: a filosofia dos corpos misturados. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

SOMMER, Waldemar. El Hilo de Ariadna. El Mercurio. Colombia, 23 mai. 1992.

TEATRO DE LOS SENTIDOS. Compañía. Disponível em: https://www.teatrodelossentidos.com/compañia. Acesso em: 29 jan. 2024.

TEATRO DE LOS SENTIDOS. Teatro de los Sentidos. Barcelona, [2012]. 13p. Pdf.

TEATRO DE LOS SENTIDOS. Apoya el teatro de los sentidos. Ulule. Barcelona, 2018. Disponível em: https://es.ulule.com/apoya-el-teatro-de-los-sentidos. Acesso em: 24 jan. 2024.

VARGAS, Enrique. Entrevista. Teatro Gramul. 2005. Disponível em: http://www.ygramul.net/intervargas.html. Acesso em: 19 set. 2015.

VARGAS, Enrique. La poética de los sentidos. 1´12´´27. (Palestra) 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iKmkZmulnR8. Acesso em: 10 jan. 2014.

VIRILIO, Paul. Máquina de Visão. Rio de Janeiro: José Olympo, 1994.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

DE CAMARGO CORONATO , Vivian. El hilo de Ariadna: a máquina de imaginar. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 27–45, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8716. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8716. Acesso em: 22 dez. 2024.