El hilo de Ariadna
a máquina de imaginar
DOI :
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8716Mots-clés :
Teatro; Teatro de los Sentidos; Labirinto; PoéticaRésumé
O chamado desse volume encorajou-nos a adentrar, mais uma vez, após nosso doutoramento, nos labirintos criados pelo grupo Teatro de los Sentidos, grupo internacional sediado em Barcelona. O grupo, em seus mais de vinte anos de existência, investiga o que denomina a Poética dos Sentidos e a relação das linguagens sensoriais com a criação artística. Nosso desafio, sabido inalcançável, é tentar dizer o indizível, descrevendo o percurso labiríntico da primeira obra do grupo, a primeira máquina de imaginar criada pelo diretor Enrique Vargas, denominada El Hilo de Ariadna. Para tanto, buscamos relatos de espectadores, transformados em viajantes/imaginantes pelo grupo, de diversas montagens e versões da obra. Em seguida, traçamos um paralelo entre a estrutura labiríntica da obra e a jornada do herói aventada por Joseph Campbell (1997). Por fim, discorremos sobre alguns elementos da Poética do grupo, colocando enfoque na relação entre curiosidade, escuridão e imaginação, tecendo fios com o pensamento de autores como Gaston Bachelard, Paul Virilo, Michel Serres e Georges Didi-Huberman.
Téléchargements
Références
ÁLVAREZ, G. Moral. Oler la poesia más hermosa. El Diario Alerta. Santander, junho de [2001?]. Arquivo TDLS.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BACHELARD, Gaston. O Ar e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1997.
CORONATO, Vívian de Camargo. No labirinto dos sentidos: Teatro de los Sentidos. Tese (Doutorado em Teatro) - Programa de Pós Gradação em Teatro (PPGT), Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.
CORPAS, Andrés. El Polvorín, escenario teatral. El Mundo. Barcelona, 07 out. 2012. Disponível em: http://www.elmundo.es/elmundo/2012/10/03/barcelona/1349286469.html. Acesso em: 18 set. 2014.
DIDI-HUBERMAN. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2005.
DRAMATÚRGIA del Sentir y Poética de la Coincidencia Significativa. Universitat de Girona. Disponível em: https://www.fundacioudg.org/print_pdf_calendar.php?idMav=1473&language_id=2. Acesso em: 29 jan. 2024
EFE. Triunfa el Hilo de Ariadna. El Tiempo. 30 abril 1993. Disponível em: <http://www.eltiempo.com/archivo/documento/MAM-113954>. Acesso em: 27 set. 2015.
EL TEATRO de los Sentidos gestionará El Polvorín. El País. Barcelona, 10 jun 2004. Disponível em: <http://elpais.com/diario/2004/06/10/catalunya/1086829652_850215.html>. Acesso em: 01 dez. 2015.,
EIDELBERGE, Nora. Plays in Performance. Latin American Theatre Review. vol. 26 n; 2. Prim. 1993. (p.201-202).
ESCALANTE, Laura Juliana Ángel. Retorno al Hilo de Ariadna . Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Bogotá, 2022. Disponível em: https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/handle/11349/31279/%C3%81ngel%20Escalante,%20Laura%20Juliana.%202022.pdf?sequence=2. Acesso em 26 jan. 2024.
FONTEVILA, Santiago. El goce del juego y del ritual. La Vanguardia. Barcelona, 17 jul. 2003. Disponível em: <http://hemeroteca.lavanguardia.com/preview/2003/07/17/pagina-43/34000021/pdf.html>. Acesso em: 03 jan. 2016.
FREITAS, Lima de. O labirinto. Lisboa: Acádia, 1975.
GUERRERO, Arturo. Ariadna y la primera muerte. Nueva frontera. [Colombia], p.34, [ca.199-].
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
IACHINO, Alessandro. Seguendo il filo di Arianna. Dentro il labirinto di Enrique Vargas. TeatroeCritica. 25 set. 2017. Disponivel em: https://www.teatroecritica.net/2017/09/seguendo-filo-arianna-dentro-labirinto-enrique-vargas/. Acesso em 24 jan. 2024.
JARRA, Nelson. Barcelona, 22 jul. 2015. Entrevista cedida a Vívian Coronato. Mp3.Entrevista.
KAVÁFIS, Konstantinos. Itacas In Poemas de Konstantinos Kaváfis. Trad. Isis Borges B. da Fonseca. São Paulo, Odysseus, 2006.
KERSHAW, Braz. The radical in Performance. London: Canada: Nova York: Routledge, 1999.
LASSUS, Marie-Pierre. Musique art de l’aurore - A l’écoute des villes d’ombre du théâtre de sens. França: L’Harmattan, 2014.
MACHON, Josephine. Immersive Theatres. Estados Unidos: Reino Unido: Palgrave Macmillan, 2013.
MUÑOZ-ROJAS, Ritama. 'El hilo de Ariadna' prorroga su representación en 'La Peineta'. El País. Espanha, 10 set. 1994. Disponivel em: elpais.com/diario/1994/09/10/madrid/779196265_850215.html. Acesso em: 08 dez. 2015.
OTERO, Luis Miguel Martinez. El labirinto. Barcelona: Obelisco, 1991.
PANCHO (Francisco Javier Garcia). Barcelona, 22 jul. 2015. Entrevista cedida a Vívian Coronato. Mp3.Entrevista.
POSGRADO en Lenguaje Sensorial y Poética del Juego. Educaweb. Disponível em: https://www.educaweb.com/curso/posgrado-lenguaje-sensorial-poetica-juego-barcelona-199755/. Acesso em: 29 jan. 2024.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Urdimento.v.1 n.15 out. 2010. pp. 107-122.
REY, Sandro Romero. Género y destino: la tragedia griega en Bogotá. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2015. Disponível em: http://dea.udistrital.edu.co:8080/documents/10033143/45b7dda6-e493-4c85-83b9-519fde2ce7a9. Acesso em 24 jan. 2024.
ROJAS, Juan Carlos. Enrique Vargas, el maestro de los sentidos. El Tiempo. Colombia, 12 nov. 2017. Disponível em: https://www.eltiempo.com/cultura/arte-y-teatro/enrique-vargas-habla-del-remonaje-de-la-obra-el-hilo-de-ariadna-150458. Acesso em: 26 jan. 2024
SARMIENTO, Miguel Jofré. Condiciones de posibilidad para la emergencia de realidades envolventes: estudio etnográfico de una compañía de teatro. (Investigação). Departamento de Psicologia Social. Universidade Autonoma de Barcelona, 2008. Disponível em: https://portalrecerca.uab.cat/ca/studentTheses/condiciones-de-posibilidad-para-la-emergencia-de-realidades-envol. Acesso em 05 out. 2015.
SERRES, Michel. Os cinco sentidos: a filosofia dos corpos misturados. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
SOMMER, Waldemar. El Hilo de Ariadna. El Mercurio. Colombia, 23 mai. 1992.
TEATRO DE LOS SENTIDOS. Compañía. Disponível em: https://www.teatrodelossentidos.com/compañia. Acesso em: 29 jan. 2024.
TEATRO DE LOS SENTIDOS. Teatro de los Sentidos. Barcelona, [2012]. 13p. Pdf.
TEATRO DE LOS SENTIDOS. Apoya el teatro de los sentidos. Ulule. Barcelona, 2018. Disponível em: https://es.ulule.com/apoya-el-teatro-de-los-sentidos. Acesso em: 24 jan. 2024.
VARGAS, Enrique. Entrevista. Teatro Gramul. 2005. Disponível em: http://www.ygramul.net/intervargas.html. Acesso em: 19 set. 2015.
VARGAS, Enrique. La poética de los sentidos. 1´12´´27. (Palestra) 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iKmkZmulnR8. Acesso em: 10 jan. 2014.
VIRILIO, Paul. Máquina de Visão. Rio de Janeiro: José Olympo, 1994.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na RevistaCientífica/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na referida revista.
Os leitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Científica/FAP não sendo permitida qualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista Científica/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que a equipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência.