A jornada de criação de uma [vídeo]dança

a imaginação e a narrativa educacional de um corpo entre telas e janelas virtuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8768

Palavras-chave:

Artes do Vídeo, Videodança, Educação, Corpo, Imaginação

Resumo

O presente artigo se debruça sobre o processo de criação da obra ‘EntreTelas - uma videoconfedança (2020) para refletir e analisar de que forma e com que meios a linguagem videodança, em seus aspectos formativos processuais, e não apenas como material de resultado artístico, também pode ser considerada como uma abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança em tempos de mediação online. Como embasamento teórico, o texto se reporta a alguns pressupostos da pedagogia da ubiquidade e da educação para/da era digital. Para a área da Educação, em tempos de pandemia e isolamento social [2020-2022], a reflexão aqui pretendida, pode contribuir ao se propor a apontar formas híbridas de ensino-aprendizagem em [vídeo]dança, criar estruturas de registro do processo de criação e formação e integrar os participantes, em suas trajetórias de aprendizes do movimento dançante, por meio de avançadas tecnologias de comunicação. O protagonismo dos participantes em seus próprios processos criativos, nas redes digitais, pode assegurar este ato performativo coletivo como um potente espaço de construção de corpos virtualizados e imaginários artísticos.

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Biografia do Autor

Erika Kraychete Alves, Universidsde Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculada à linha de pesquisa LICORES – Linguagem, Corpo e Estética na Educação, bolsista CAPES/PROEX. Membro do Grupo de Pesquisa Labelit - Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades (UFPR/CNPq) e GEPLEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná, graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Curitiba II/Faculdade de Artes do paraná (FAP). Bailarina e coreógrafa profissional.

Pesquisadora de temas relacionados à Educação e Mediação Tecnológica e suas relações com a formação de professores, as artes, a dança e o corpo.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

KRAYCHETE ALVES, Erika. A jornada de criação de uma [vídeo]dança: a imaginação e a narrativa educacional de um corpo entre telas e janelas virtuais. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 548–568, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8768. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8768. Acesso em: 22 dez. 2024.