A jornada de criação de uma [vídeo]dança
a imaginação e a narrativa educacional de um corpo entre telas e janelas virtuais
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8768Palabras clave:
Artes do Vídeo, Videodança, Educação, Corpo, ImaginaçãoResumen
O presente artigo se debruça sobre o processo de criação da obra ‘EntreTelas - uma videoconfedança’ (2020) para refletir e analisar de que forma e com que meios a linguagem videodança, em seus aspectos formativos processuais, e não apenas como material de resultado artístico, também pode ser considerada como uma abordagem metodológica para o ensino-aprendizagem em Dança em tempos de mediação online. Como embasamento teórico, o texto se reporta a alguns pressupostos da pedagogia da ubiquidade e da educação para/da era digital. Para a área da Educação, em tempos de pandemia e isolamento social [2020-2022], a reflexão aqui pretendida, pode contribuir ao se propor a apontar formas híbridas de ensino-aprendizagem em [vídeo]dança, criar estruturas de registro do processo de criação e formação e integrar os participantes, em suas trajetórias de aprendizes do movimento dançante, por meio de avançadas tecnologias de comunicação. O protagonismo dos participantes em seus próprios processos criativos, nas redes digitais, pode assegurar este ato performativo coletivo como um potente espaço de construção de corpos virtualizados e imaginários artísticos.
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