A dobra do papel da dança na relação de estar com a criança

entrevista com Uxa Xavier

Autores

  • Juliana Zelenski Alves UFPR
  • Paula Carolina Petreca

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8870

Palavras-chave:

Imaginação, Dança, Infância, Ladeira a Bausch – Podcast sobre Dança

Resumo

O presente texto apresenta uma conversa (in)formal, uma entrevista sensível e poética com a pesquisadora Uxa Xavier sobre a trajetória da artista-docente da dança na infância. A abordagem desta conversa passa também pelas problemáticas vividas durante a pandemia nas circunstâncias e as estratégias utilizadas para a criação do projeto daquele momento. A entrevista foi conduzida por pesquisadora ________ e _______ e foi realizada em formato online, integrando a série de entrevistas produzida pelo Ladeira a Bausch - Podcast sobre Dança publicado nas plataformas de podcast em 1º de julho de 2021. O diálogo original foi transcrito e é aqui apresentado de modo a documentar e levantar perspectivas da Dança na infância a partir da experiência da artista-docente entrevistada em como a prática pedagógica de estar com as crianças permeia a criação em um ambiente frutífero para a imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Zelenski Alves, UFPR

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - PPGE na Linha de Pesquisa de Linguagem, Corpo e Estética na Educação (2024). Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Curitiba II/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes – PPGArtes/UNESPAR, na linha de pesquisa: Experiências e Mediações Educacionais em Artes, Grupo de Pesquisa em Dança/UNESPAR.

Paula Carolina Petreca

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005) e mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Pesquisa especialmente a área de História da Dança e a Criação Autoral em Dança, lecionando regularmente em projetos como Escola de Dança de São Paulo - Fundação Theatro Municipal, Projeto Núcleo Luz/ Fábricas de Cultura - Governo do Estado de São Paulo e Escola Livre de Dança - Prefeitura Municipal de Santo André. Coordenou cursos de formação de artistas em instituições como o Centro Livre de Artes Cênicas de São Bernardo do Campo, a Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, a Escola Livre de Dança de Santo André e o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.

Referências

Breves Partituras para Muitas Calçadas. Projeto derivado do Lagartixa na Janela e, cujo trecho de vídeo, pode ser consultado em: https://www.canalaberto.com.br/index.php?r=clientes/grupo-lagartixa-na-janela-apresenta-breve. Acesso em: 20 fev. 2024.

Lagartixa na Janela disponível em: https://www.lagartixanajanela.com.br/. Acesso em: 20 fev. 2024.

Varal das Nuvens. Projeto derivado do Lagartixa na Janela e, cujo trecho de vídeo, pode ser consultado em: https://www.youtube.com/watch?v=ETcfwNPdg4g . Acesso em 19 fev. 2024.

XAVIER, Uxa. Mapas para dançar em muitos lugares. São Paulo: Editora Patuá, 2014.

XAVIER, Uxa. LENGOS, Georgia. MARINHO, Nirvana. GODOY, Kátia. Dança em Palavras – Reflexões sobre a pesquisa em dança – 2008. In: site/portal MUD – Museu da Dança disponível em: https://portalmud.com.br/museudadanca/acervo-interna/materiais-graficos/e-flyer-danca-em-palavras-reflexoes-sobre-a-pesquisa-em-danca. Acesso em: 20 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-07-01

Como Citar

ZELENSKI ALVES, Juliana; CAROLINA PETRECA, Paula. A dobra do papel da dança na relação de estar com a criança: entrevista com Uxa Xavier. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 569–583, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8870. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8870. Acesso em: 12 jul. 2024.