Valsa com Bashir
criações narrativas descortinando o olhar sobre a Linguagem Audiovisual e a História tradicional
DOI:
https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8793Palavras-chave:
Documentário em animação, Guerra, Biografia, Narrativa, HistóriaResumo
Este estudo analisa o filme Waltz with Bashir (Waltz im Bashir, Israel/França/Alemanha/EUA/Finlândia/Suíça/Bélgica/Austrália, 2008), do diretor, Ari Folman. É um documentário autobiográfico, em animação, que reconta a história de uma guerra sob o olhar e experiência dos oprimidos, apresentando diferentes formas técnicas e narrativas audiovisuais, bem como históricas, ao narrar a Primeira Guerra do Líbano (1982), agora, segundo a perspectiva dos soldados, provocando a imaginação e novos pontos de vista de quem a vivencia. A criatividade reforçou o formato de documentário animado, até então incipiente, ampliando o espaço imaginativo como continuação da obra.
A obra é resultado de uma série de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Guerra do Líbano, por meio de um filme, com narrativa inovadora no campo da Sétima Arte. Waltz with Bashir encontra soluções para os entrevistados que desejam contribuir com suas declarações, sem aparecer no filme. Assim, de forma interdisciplinar, a metodologia da história oral foi aplicada ao cinema para reconstruir a história desses soldados, apresentando uma nova versão da referida guerra. Para uma maior compreensão, este estudo também estabeleceu uma correlação com a identidade do narrador (Charaudeau), bem como sobre a “narrativa de vida” como estratégia discursiva (Amossy, Arfuch, Machado, entre outros). Ao final, foi possível reconstruir acontecimentos históricos e formatos cinematográficos, desencadeando uma reflexão, tanto sobre as novas formas de documentar, mudando o ponto de vista histórico sobre a Primeira Guerra do Líbano, quanto sobre as consequências da guerra na vida dos sujeitos biografados.
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