Valsa com Bashir

criações narrativas descortinando o olhar sobre a Linguagem Audiovisual e a História tradicional

Autores

  • Ana Cláudia de Freitas Resende UFMG

DOI:

https://doi.org/10.33871/19805071.2024.30.1.8793

Palavras-chave:

Documentário em animação, Guerra, Biografia, Narrativa, História

Resumo

Este estudo analisa o filme Waltz with Bashir (Waltz im Bashir, Israel/França/Alemanha/EUA/Finlândia/Suíça/Bélgica/Austrália, 2008), do diretor, Ari Folman. É um documentário autobiográfico, em animação, que reconta a história de uma guerra sob o olhar e experiência dos oprimidos, apresentando diferentes formas técnicas e narrativas audiovisuais, bem como históricas, ao narrar a Primeira Guerra do Líbano (1982), agora, segundo a perspectiva dos soldados, provocando a imaginação e novos pontos de vista de quem a vivencia. A criatividade reforçou o formato de documentário animado, até então incipiente, ampliando o espaço imaginativo como continuação da obra.

A obra é resultado de uma série de depoimentos de ex-combatentes da Primeira Guerra do Líbano, por meio de um filme, com narrativa inovadora no campo da Sétima Arte. Waltz with Bashir encontra soluções para os entrevistados que desejam contribuir com suas declarações, sem aparecer no filme. Assim, de forma interdisciplinar, a metodologia da história oral foi aplicada ao cinema para reconstruir a história desses soldados, apresentando uma nova versão da referida guerra. Para uma maior compreensão, este estudo também estabeleceu uma correlação com a identidade do narrador (Charaudeau), bem como sobre a “narrativa de vida” como estratégia discursiva (Amossy, Arfuch, Machado, entre outros). Ao final, foi possível reconstruir acontecimentos históricos e formatos cinematográficos, desencadeando uma reflexão, tanto sobre as novas formas de documentar, mudando o ponto de vista histórico sobre a Primeira Guerra do Líbano, quanto sobre as consequências da guerra na vida dos sujeitos biografados.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia de Freitas Resende, UFMG

Doutora e Mestre em Artes Audiovisuais (UFMG). Especialização em Cinema (PUC Minas), Graduação em Jornalismo (PUC Minas). Graduação em Direito, em Dez/2024 (PUC Minas). Coordenadora/Docente de cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Roteirista, produtora e diretora de documentário/ficção/vídeos educacionais (Brasil e Cuba), incluindo formato 35mm. Experiência profissional e acadêmica em Cinema, Rádio, Televisão e Assessoria de Comunicação, em empresas públicas e privadas, incluindo emissoras de tevê (Rede Globo Minas, Rede Record Minas, TV Alterosa, TVE-Bahia) e de rádio (Inconfidência/MG). Vínculo institucional: EBA/UFMG.

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Publicado

2024-07-01

Como Citar

DE FREITAS RESENDE, Ana Cláudia. Valsa com Bashir: criações narrativas descortinando o olhar sobre a Linguagem Audiovisual e a História tradicional. Revista Cientí­fica/FAP, Curitiba, v. 30, n. 1, p. 352–366, 2024. DOI: 10.33871/19805071.2024.30.1.8793. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/revistacientifica/article/view/8793. Acesso em: 3 jul. 2024.