v. 13 n. 25 (2024): Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi

					Visualizar v. 13 n. 25 (2024): Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi
Publicado: 2024-07-09

Expediente e Sumário

Apresentação

  • APRESENTAÇÃO

    Adriana Delmira Mendes Polato; Adriana Beloti, Marcia Cristina Greco Ohuschi
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.1-6

Entrevista

  • 40 ANOS DE O TEXTO NA SALA DE AULA: ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOÃO WANDERLEY GERALDI

    Adriana Delmira Mendes Polato, Adriana Beloti, Márcia Cristina Greco Ohuschi
    7-13
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.7-13

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi

  • A QUESTÃO DESSE SUJEITO

    Alexandre Costa
    14-24
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.14-24
  • POR QUE INCOMODAM OS GRILOS? – A RESPEITO DA PEDAGOGIA RADICALMENTE CRÍTICA DE JOÃO WANDERLEY GERALDI

    Luiz Percival Leme Britto
    25-36
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.25-36
  • ‘CHEGA DE NHENHENHÉM!’

    Sinclair Pozza Casemiro
    37-61
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.37-61
  • AS CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI EM MATO GROSSO DO SUL DA FORMAÇÃO CONTINUADA À PÓS-GRADUAÇÃO

    Alan Silus, Gláucia Muniz Proença Lara, Maria Leda Pinto
    62-81
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.62-81
  • JOÃO WANDERLEY GERALDI NOS CONGRESSOS DE LEITURA DO BRASIL (COLE)

    Larissa de Souza Oliveira, Lilian Lopes Martin da Silva
    82-92
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.82-92
  • VESTÍGIOS DA MEMÓRIA: DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO, LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA DE TEXTOS - EM CAMPINAS – SÃO PAULO, DE 1985-1987

    Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lilian Lopes Martin da Silva
    93-107
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.93-107
  • DE ARIADNE A GERALDI: OS FIOS QUE TECEM O TEXTO NA SALA DE AULA NOS ITINERÁRIOS PERNAMBUCANOS

    Maria Aparecida Ventura Brandão, Francisco de Assis Silva Panta, Peterson Martins A. Araujo
    108-122
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.108-122
  • CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: EM FOCO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

    Tatiana Fasolo Bilhar de Souza, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
    123-151
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.123-151
  • DA ORIGEM AOS DESDOBRAMENTOS: 40 ANOS DE REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

    Camila Steinhorst, Francieli Matzenbacher Pinton, Taís Vasques Barreto
    152-178
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.152-178
  • PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO 5º ANO

    Bruno Ciavolella, Renilson José Menegassi
    179-210
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.179-210
  • A A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA REFLEXÕES NO DEVIR

    Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Rodrigo Acosta Pereira
    211-232
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.211-232
  • REFLEXÃO EPILINGUÍSTICA COM ALUNOS DA EJA

    Mayara Klenida Amorim da Silva , Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, Márcia Cristina Greco Ohuschi
    233-262
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.233-262
  • DE “O TEXTO NA SALA DE AULA” AO CHATGPT`: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Claudia Candido da Silva, Alex Meneghete Vaz, Carmen Teresinha Baumgärtner
    263-284
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.263-284
  • A LEITURA NO PLANO DISCURSIVO DA LINGUAGEM REFRAÇÕES DO DIALOGISMO NA PALAVRA-RÉPLICA DO SUJEITO-LEITOR

    Francinete Costa Soares Barroso, Ângela Francine Fuza
    285-313
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.285-313
  • INTERAÇÃO DISCURSIVA, RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS E PRODUÇÃO ESCRITA DIÁLOGOS COM PORTOS DE PASSAGEM

    Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Jane Cleide dos Santos Bezerra
    314-324
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.314-324
  • O ENSINO DA COERÊNCIA A PARTIR DE MECANISMOS DA SEMÂNTICA DE PERGUNTAS

    Fernanda Rosa Silva, Luiz Fernando Ferreira
    325-352
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.325-352
  • A ANÁLISE LINGUÍSTICA SOB O ENFOQUE DAS PROJEÇÕES DA ENUNCIAÇÃO UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A SEMIÓTICA DISCURSIVA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

    Sonia Merith-Claras
    353-379
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.353-379
  • OS GÊNEROS DO DISCURSO COMO ARTICULADORES DA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BNCC: UM OLHAR ÀS HABILIDADES DO BLOCO EF69LP

    Denise de Moraes Santhiago Mathiola
    380-406
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.380-406
  • CONTRAPALAVRAS E MEMÓRIAS DE FUTURO PERCURSO DE AUTORIA RESPONDENTE AO DIALOGISMO BAKHTINIANO

    Nilsa Brito Ribeiro
    407-433
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.407-433
  • JOÃO WANDERLEY GERALDI: O PESQUISADOR LINGUISTA, PROFESSOR FORMADOR E SINGULAR LEITOR BRASILEIRO DE BAKHTIN E SEU CÍRCULO DE ESTUDOS

    Fabiana Giovani, Moacir Lopes de Camargos
    434-449
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.434-449
  • EM BUSCA DE UM PROFESSOR ERRANTE APROXIMAÇÕES ENTRE AS IDEIAS DE JOÃO WANDERLEY GERALDI E A EPISTEMOLOGIA DA ERRÂNCIA DE JOÃO FLÁVIO DE ALMEIDA

    Arthur Ribeiro Costa e Silva, Geová Bezerra Guimarães
    450-475
    DOI: https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.450-475