DE “O TEXTO NA SALA DE AULA” AO CHATGPT`: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.263-284

Palavras-chave:

Desafios no ensino de Língua Portuguesa. Inteligência Artificial. ChatGPT.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o crescente uso do ChatGPT em sala de aula, apresentando uma análise comparativa entre as discussões quanto ao ensino de Língua Portuguesa promovidas por Geraldi (2011[1984]), e os desafios decorrentes da presença da Inteligência Artificial na educação. O estudo inscreve-se no paradigma interpretativista, com métodos de geração e análise de dados qualitativos, pertencendo à área da Linguística Aplicada. Os resultados indicaram que o ChatGPT pode funcionar como ferramenta aliada na superação do ensino de metalinguagem e como um suporte para auxiliar na reescrita. A falta de leitura crítica é um desafio comum entre os pontuados na obra “O Texto na Sala de Aula” e os do uso do ChatGPT.

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Biografia do Autor

Claudia Candido da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na Linha de Pesquisa Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino; Professora EBTT do Instituto Federal do Paraná - IFPR/Campus Capanema/PR.

Alex Meneghete Vaz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, na Linha de Pesquisa Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino.

Carmen Teresinha Baumgärtner, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE/campus Cascavel/PR, nos cursos de Graduação em Letras e em Letras Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais, e no curso de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina/PR – UEL. Líder do Grupo de Pesquisas em Linguagem, Discurso e Ensino. Pesquisas em Linguística Aplicada sobre os seguintes temas: teorias e enunciativas e ensino escolarizado de Língua Portuguesa, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, leitura e mídia, dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, formação inicial e continuada de professores de Letras.

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Publicado

2024-07-09

Edição

Seção

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi