DE “O TEXTO NA SALA DE AULA” AO CHATGPT`: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.263-284Palavras-chave:
Desafios no ensino de Língua Portuguesa. Inteligência Artificial. ChatGPT.Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o crescente uso do ChatGPT em sala de aula, apresentando uma análise comparativa entre as discussões quanto ao ensino de Língua Portuguesa promovidas por Geraldi (2011[1984]), e os desafios decorrentes da presença da Inteligência Artificial na educação. O estudo inscreve-se no paradigma interpretativista, com métodos de geração e análise de dados qualitativos, pertencendo à área da Linguística Aplicada. Os resultados indicaram que o ChatGPT pode funcionar como ferramenta aliada na superação do ensino de metalinguagem e como um suporte para auxiliar na reescrita. A falta de leitura crítica é um desafio comum entre os pontuados na obra “O Texto na Sala de Aula” e os do uso do ChatGPT.
Downloads
Referências
ABRANTES, A.A.; MARTINS, L.M. A produção do conhecimento científico: relação sujeito-objeto e desenvolvimento do pensamento. Interface. Bauru, V.11, n. 22, p. 313-325, mai/ago, 2007.
ARAÚJO, R. M. ChatGPT: uma revolução intelectual? Youtube, 20 de abril de 2023. 2h53min55s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zcezV9wwap0. Acesso em: 07 mar. 2024.
BORTONI-RICARDO, S.M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008, 136 p.
BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. DCNEM, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 11 abr. 2024.
DORNELLES, C. A. Dicionário de Informática: letra P. Brasília: Disponível em: https://www.cadcobol.com.br/pp.htm. Acesso em: 22 abril. 2024.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1993, 252 p.
GERALDI, J. W.(org.). O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011, 136 p.
GERALDI, J.W.; FONSECA, N. M. G. O circuito do livro e a escola. In: O texto na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Ática, 2011, p. 104-114.
GIANNINI, S. Prefácio. In: UNESCO. Guía para el uso de IA generativa en educación e investigación. França: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000389227. Acesso em: 11 abr. 2024.
KAUFMAN, D. ChatGPT: os impactos da Inteligência Artificial na educação – com Dora Kaufman, especialista em IA. Youtube, 24 de maio de 2023. 30m4s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sND4MPHzJZ4. Acesso em: 05 mar. 2024.
KAUFMAN, D. ChatGPT na educação: como reinventar o ensino diante do avanço da inteligência artificial. Youtube: 04 de abril de 2023. 89m9s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EjS2ou2yO2s&t=2443s. Acesso em: 12 fev. 2024.
KAUFMAN, D. A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana? São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019, 94 p.
KAUFMAN, D. Desmistificando a inteligência artificial. Belo Horizonte: Autêntica, 2022, 331 p.
MEIRELLES, F. S. Pesquisa do Uso da TI: Tecnologia de Informação nas Empresas. 34ª Edição Anual. São Paulo: FGVcia, 2023.
SILVA, C. C. Diálogos sobre a redação do enem: representações sociais de alunos do ensino médio do Instituto Federal do Paraná. 180f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. 2020.
SILVA, K. K. A. da; BEHAR, P. A. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista, Belo Horizonte. v. 35, 2019.
SOARES, M.B. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.). Lingüística da norma. São Paulo: Loyola, 2002, p. 155- 179.
UNESCO. Guía para el uso de IA generativa en educación e investigación. França: Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura, 2024. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000389227. Acesso em: 11 abr. 2024.