Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Sobre a Revista
Corpo Editorial
Indexadores
Contato
Atual
Arquivos
Políticas Editoriais
Ciência Aberta
Política de Processo Editorial
Avaliação
Ética e Boas Práticas
Conflito de Interesses
Pesquisas envolvendo Seres Humanos
Uso de Inteligência Artificial
Verificação de Similaridade
Direito Autoral
Privacidade
Correção, Retratação e Retirada
Submissões
Diretrizes para Autores
Etapas da Submissão
Declarações, Formulários e Documentos Científicos
Diretrizes para Dossiê
Enviar Submissão
Notícias
Buscar
Portal de Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 13 n. 25 (2024): Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi
v. 13 n. 25 (2024): Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi
Publicado:
2024-07-09
Expediente e Sumário
Expediente & Sumário
PDF
Apresentação
APRESENTAÇÃO
Adriana Delmira Mendes Polato; Adriana Beloti, Marcia Cristina Greco Ohuschi
1-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.1-6
Entrevista
40 ANOS DE O TEXTO NA SALA DE AULA: ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOÃO WANDERLEY GERALDI
Adriana Delmira Mendes Polato, Adriana Beloti, Márcia Cristina Greco Ohuschi
7-13
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.7-13
Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi
A QUESTÃO DESSE SUJEITO
Alexandre Costa
14-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.14-24
POR QUE INCOMODAM OS GRILOS? – A RESPEITO DA PEDAGOGIA RADICALMENTE CRÍTICA DE JOÃO WANDERLEY GERALDI
Luiz Percival Leme Britto
25-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.25-36
‘CHEGA DE NHENHENHÉM!’
Sinclair Pozza Casemiro
37-61
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.37-61
AS CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI EM MATO GROSSO DO SUL
DA FORMAÇÃO CONTINUADA À PÓS-GRADUAÇÃO
Alan Silus, Gláucia Muniz Proença Lara, Maria Leda Pinto
62-81
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.62-81
JOÃO WANDERLEY GERALDI NOS CONGRESSOS DE LEITURA DO BRASIL (COLE)
Larissa de Souza Oliveira, Lilian Lopes Martin da Silva
82-92
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.82-92
VESTÍGIOS DA MEMÓRIA:
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO, LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA DE TEXTOS - EM CAMPINAS – SÃO PAULO, DE 1985-1987
Norma Sandra de Almeida Ferreira, Lilian Lopes Martin da Silva
93-107
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.93-107
DE ARIADNE A GERALDI:
OS FIOS QUE TECEM O TEXTO NA SALA DE AULA NOS ITINERÁRIOS PERNAMBUCANOS
Maria Aparecida Ventura Brandão, Francisco de Assis Silva Panta, Peterson Martins A. Araujo
108-122
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.108-122
CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: EM FOCO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Tatiana Fasolo Bilhar de Souza, Terezinha da Conceição Costa-Hübes
123-151
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.123-151
DA ORIGEM AOS DESDOBRAMENTOS: 40 ANOS DE REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
Camila Steinhorst, Francieli Matzenbacher Pinton, Taís Vasques Barreto
152-178
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.152-178
PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO 5º ANO
Bruno Ciavolella, Renilson José Menegassi
179-210
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.179-210
A A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REFLEXÕES NO DEVIR
Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Rodrigo Acosta Pereira
211-232
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.211-232
REFLEXÃO EPILINGUÍSTICA COM ALUNOS DA EJA
Mayara Klenida Amorim da Silva , Sílvio Nazareno de Sousa Gomes, Márcia Cristina Greco Ohuschi
233-262
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.233-262
DE “O TEXTO NA SALA DE AULA” AO CHATGPT`: DESAFIOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Claudia Candido da Silva, Alex Meneghete Vaz, Carmen Teresinha Baumgärtner
263-284
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.263-284
A LEITURA NO PLANO DISCURSIVO DA LINGUAGEM
REFRAÇÕES DO DIALOGISMO NA PALAVRA-RÉPLICA DO SUJEITO-LEITOR
Francinete Costa Soares Barroso, Ângela Francine Fuza
285-313
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.285-313
INTERAÇÃO DISCURSIVA, RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS E PRODUÇÃO ESCRITA
DIÁLOGOS COM PORTOS DE PASSAGEM
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Jane Cleide dos Santos Bezerra
314-324
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.314-324
O ENSINO DA COERÊNCIA A PARTIR DE MECANISMOS DA SEMÂNTICA DE PERGUNTAS
Fernanda Rosa Silva, Luiz Fernando Ferreira
325-352
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.325-352
A ANÁLISE LINGUÍSTICA SOB O ENFOQUE DAS PROJEÇÕES DA ENUNCIAÇÃO
UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A SEMIÓTICA DISCURSIVA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Sonia Merith-Claras
353-379
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.353-379
OS GÊNEROS DO DISCURSO COMO ARTICULADORES DA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BNCC: UM OLHAR ÀS HABILIDADES DO BLOCO EF69LP
Denise de Moraes Santhiago Mathiola
380-406
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.380-406
CONTRAPALAVRAS E MEMÓRIAS DE FUTURO
PERCURSO DE AUTORIA RESPONDENTE AO DIALOGISMO BAKHTINIANO
Nilsa Brito Ribeiro
407-433
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.407-433
JOÃO WANDERLEY GERALDI: O PESQUISADOR LINGUISTA, PROFESSOR FORMADOR E SINGULAR LEITOR BRASILEIRO DE BAKHTIN E SEU CÍRCULO DE ESTUDOS
Fabiana Giovani, Moacir Lopes de Camargos
434-449
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.434-449
EM BUSCA DE UM PROFESSOR ERRANTE
APROXIMAÇÕES ENTRE AS IDEIAS DE JOÃO WANDERLEY GERALDI E A EPISTEMOLOGIA DA ERRÂNCIA DE JOÃO FLÁVIO DE ALMEIDA
Arthur Ribeiro Costa e Silva, Geová Bezerra Guimarães
450-475
PDF
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.450-475
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Edição Atual
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Palavras-chave
Navegar