A A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
REFLEXÕES NO DEVIR
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.211-232Palavras-chave:
Educação Básica; Ensino da Língua Portuguesa; Prática de análise linguística/semiótica; Desdobramentos teórico-metodológicos e didático-pedagógicosResumo
Diferentes discussões sobre prática de análise linguística/semiótica (PAL/S) têm ascendido fortemente nos últimos 20 anos no Brasil, seja como uma reação-resposta à volta centrípeta do ensino da gramática na escola, seja como uma contrapalavra aos documentos político educacionais vigentes voltados à Educação Básica. Em consequência, pesquisas, em Linguística Aplicada, sobre PAL/S vêm crescendo em contexto brasileiro. Nesse panorama, nosso objetivo neste artigo é propor questionamentos sobre a PAL/S e, a partir deles, vislumbrar reflexões sobre essa prática de linguagem em contexto da aula de Língua Portuguesa na escola de Educação Básica. Para tanto, apoiamo-nos em pesquisas em Linguística Aplicada prévias sobre o tema, além de, por vezes, responder aos documentos político-educacionais vigentes. A partir disso, nosso artigo caracteriza-se metodologicamente como uma reflexão no entreespaço dos aspectos teórico-metodológicos e didáticos-pedagógicos sobre PAL/S nas aulas de Língua Portuguesa na esfera escolar. Ao fim, ressaltamos que, dentre outras questões a serem mobilizadas, ratificamos o embate ideológico-valorativo entre a tradição e a mudança no ensino de Língua Portuguesa no país.
Downloads
Referências
ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. 01. ed. São Carlos - SP: Pedro & João, 2022. v. 1. 102p.
ACOSTA PEREIRA, R; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos-SP: Pedro & João Editores, 2021.
ACOSTA PEREIRA, R; RODRIGUES, R. H. Os gêneros do discurso como elementos integradores para/nas aulas de leitura, escuta, produção textual e análise linguística: subsídios teórico-metodológicos. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021.p. 157-182.
BAKHTIN, M. Teoria do romance I. A Estilística. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo, Editora 34, 2015 [1934-1935].
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1952-1953], p. 261-306.
BAKHTIN, M. Metodologia das ciências humanas. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003 [1930-1940], p. 393-410.
BARRETO, T. V; PINTON, F. M. A prática de análise linguística e a produção de atividades didáticas: o que (ainda) precisamos construir em contexto de formação inicial de professores de língua portuguesa. Revista Letras (UFSM/ON-LINE), v. 1, p. 24-42, 2023.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília: MEC; SEB, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC; SEB, 2018.
BRITTO, L. P. L. A sombra do caos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1997.
COSTA-HUBES, T. C; ACOSTA PEREIRA, R. Prática de análise linguística/semiótica nas aulas de língua portuguesa: o que ainda precisamos discutir? Revista Letras (UFSM/ON-LINE), v. 32, p. 06-23, 2022.
COSTA-HUBES, T. C; KRAEMER, M. A. D. Estudo dos verbos na BNCC: reenunciações dos signos sociais e ideológicos. In: COSTA-HUBES, T. C; KRAEMER, M. A. D. Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: compreensões subjacentes. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2019.p. 329-368
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Prática de Análise Linguística no Ensino Fundamental e sua relação com os gêneros discursivos. PERcursos Linguísticos, v. 7, n. 14, p. 270-294, 2017.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada. V. 9, p. 5-45, 1987.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
HALTÉ, J.- F. O espaço didático e a transposição. Fórum Linguístico, Florianópolis, p. 117-139, jul./dez. 2008 [1998].
HUFF, L. de A. O discurso das orientações didático-pedagógicas em livros didáticos de Língua Portuguesa: em torno da prática de análise linguística. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística). Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2017.
MENDONÇA, M. Práticas de análise linguística, modalização e Referenciação: ampliando e conectando objetos de ensino. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021.p. 219-246.
POLATO, A. D. M. Análise Linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, Mercado de Letras, 1996.
RAUPP, E. S. A prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa: cartografia e análise dialógica dos discursos de pesquisas - dissertações e teses - produzidas no Brasil (1998-2021). Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2023.
RAUPP, E. S; ACOSTA PEREIRA, R. A prática de análise linguística nos cursos de licenciatura em letras: um olhar para a formação inicial. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, p. 843-870, 2022.
RODRIGUES, B. Entre a gramática tradicional e a prática de análise linguística nas atividades em livros didáticos de língua portuguesa no ensino médio: um estudo dialógico. 2019. Dissertação (Mestrado em Lingüística). Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2019.
RODRIGUES, R. H; A prática de análise linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HUBES, T. C. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos - SP: Pedro & João Editores, 2021.p. 73-106.
SANTOS-CLERISI, G. D. dos. Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, 2020.
VOLOCHÍNOV, V. N. A construção da enunciação. In: GERALDI, J. W. (Org.). A construção da Enunciação e Outros ensaios. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930], p. 157-188.
VOLOCHÍNOV, V. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017 [1929-1930].