POR QUE INCOMODAM OS GRILOS? – A RESPEITO DA PEDAGOGIA RADICALMENTE CRÍTICA DE JOÃO WANDERLEY GERALDI

Autores

  • Luiz Percival Leme Britto Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.25-36

Palavras-chave:

Educação; Radicalidade; Subjetividade.

Resumo

Apresento neste ensaio o que entendo ser o núcleo do pensamento pedagógico de João Wanderley Geraldi. Não obstante sua produção, em função da condição de linguista e de sua atuação histórica, concentrar-se no ensino escolar da Língua Portuguesa, sua tese é mais ampla, aplicando-se a toda a Educação. Ela se institui no princípio de que a relação do sujeito com o conhecimento, sendo realizada no cerne da história e implicando a apropriação crítica e dialógica do já-sabido, num processo tenso, em que coexistem o dado (o convencional, o funcional) e o novo (os outros possíveis), em contraposição às concepções pragmáticas para as quais a aprendizagem (e o ensino) corresponderia à incorporação de procedimentos e informações úteis e necessários à adequada inserção dos indivíduos na sociedade.

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Publicado

2024-07-09

Edição

Seção

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi