A ANÁLISE LINGUÍSTICA SOB O ENFOQUE DAS PROJEÇÕES DA ENUNCIAÇÃO
UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A SEMIÓTICA DISCURSIVA E O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.353-379Palavras-chave:
Ensino, Análise Linguística, Projeções da Enunciação, Semiótica DiscursivaResumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar como o conceito de análise linguística, perspectiva defendida por João Wanderley Geraldi, foi relacionado aos pressupostos da Semiótica Discursiva durante pesquisa de doutorado. Mais precisamente, nosso propósito é destacar como o estudo das projeções da enunciação (de pessoa, tempo e espaço) foi transposto para o ensino da língua portuguesa. Partimos, incialmente, das contribuições de Geraldi sobre leitura e análise linguística que perpassaram as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná para, então, tratarmos da pesquisa realizada, trazendo exemplos do material desenvolvido e aplicado em uma turma do Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BARROS, Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 4.ed. São Paulo: Ática, 2005.
BENVENISTE, Emilé. Problemas de lingüística geral II. São Paulo: Pontes, 1989.
BORGATTO, Ana; BERTIN, Terezinha; MARCHEZI, Vera. Tudo é linguagem. São Paulo: Ática, 2008. 4 v.
CORTINA, Arnaldo; MARCHEZAN, Renata Coelho. Teoria semiótica: a questão do sentido. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (Orgs.). Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. vol.3. p.393-438.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2.ed. São Paulo: Ática, 1999.
_____. Elementos de análise do discurso. 14.ed. São Paulo: Contexto, 2006.
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 4.ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984.
______ . Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 4.ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984a. p.41-48.
______. Prática da leitura de textos na escola. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 4.ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984b. p. 77-88.
______. Unidades básicas do ensino de português. In: GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. 4.ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984c. p. 49-69.
______. Portos de passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares da educação básica: língua portuguesa. Curitiba, 2008.