DE ARIADNE A GERALDI:

OS FIOS QUE TECEM O TEXTO NA SALA DE AULA NOS ITINERÁRIOS PERNAMBUCANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.108-122

Palavras-chave:

Formação do/a professor/a., Currículo., Ensino de língua portuguesa., João Wanderley Geraldi.

Resumo

Este artigo descreve o processo e a relevância histórica que a obra “O Texto na Sala de Aula” e as formações do professor João Wanderley Geraldi tiveram na mudança curricular (quanto as metodologias de ensino de língua portuguesa) da Educação Básica e nos Cursos de Letras do Ensino Superior do Estado de Pernambuco (ênfase, no contexto, da cidade de Petrolina no sertão pernambucano). Através de uma pesquisa bibliográfica e histórica feita em bases documentais oficiais e, principalmente, em relatos orais e escritos dos sujeitos envolvidos no processo, buscou-se perfazer o intenso e difícil processo de reelaboração do currículo do Estado de Pernambuco em um momento de redemocratização no contexto histórico brasileiro.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Ventura Brandão, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade Estado da Bahia - UNEB, na Linha de Pesquisa Ecologia Humana e Educação. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004) e é graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE - (1985). Atualmente é professora assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina, ministrando disciplinas no Curso de Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa na área de Literatura a partir das seguintes abordagens: teorias que regem o ensino da literatura, literatura e história, literatura e sociedade, literatura e interdisciplinaridade, literatura e pedagogia, literatura e identidade, literatura e memória, literatura e formação de professores. Na área de Letras, atuou, ainda, como Professora de Estágio Supervisionado. Atuou como coordenadora de Pólo do PROGRAPE - Programa de Graduação em Pedagogia - UPE - do ano 2000 a 2008. Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Petrolina no período de 2005 a 2007. Atuou como Professora Pesquisadora da EAD - UPE -Campus Petrolina na área de Filosofia da Educação. Atuou como Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID- na área de Letras - Língua Portuguesa da Universidade de Pernambuco - UPE - Campus Petrolina-PE de 2014 a 2018.

Francisco de Assis Silva Panta, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (1981) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é professor titular (aposentado) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina e professor assistente da Universidade de Pernambuco, atuando, principalmente, nos seguintes temas:língua portuguesa, línguas estrangeiras, leitura, literatura - compreensão; texto - ideias; resumo, prática docente; escola; realidade; superação de problemas com a leitura e a escrita; séries iniciais.

Referências

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Publicado

2024-07-09

Edição

Seção

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi