CONTRAPALAVRAS E MEMÓRIAS DE FUTURO
PERCURSO DE AUTORIA RESPONDENTE AO DIALOGISMO BAKHTINIANO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.407-433Palavras-chave:
Linguagem; Sujeito; Texto; ContrapalavrasResumo
Nosso objetivo é ensaiar gestos de compreensão em relação às reflexões teóricas e metodológicas produzidas por João Wanderley Geraldi no curso de seus estudos sobre o ensino e objetos de ensino de Língua Portuguesa, respondendo axiologicamente à teoria do dialogismo bakhtiniano. Em um engajamento político e teórico, ao problematizar concepções de linguagem, de sujeito, de leitura e escrita, o autor oferece à educação brasileira contribuições fundamentais para se pensar o ensino de Língua Portuguesa, situado em uma concepção de linguagem enquanto espaço de interação humana. São essas problematizações do autor que pretendemos revisitar, sob a compreensão de que suas formulações se mantêm atuais e continuam impulsionando novas rotas de trabalho docente, novos postos de observação e novas formas de interlocução com o aluno que chega à escola carregado de palavras vividas, mas, nem sempre experenciados na e pela escola.
Downloads
Referências
ALBINO, Ângela Cristina Alves; SILVA, Andreia Ferreira da. BNCC e BNC da formação de professores: repensando a formação por competências. Revista Retratos da Escola. Brasília, vol. 13, n. 25, p. 137-153, jan./mai. 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Há teoria e método em Michel Foucault? Implicações educacionais. In: CLARETO, Sônia Maria; FERRARIA, Anderson. (Org.), Foucault, Deleuze & Educação. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2010, p. 33-48.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. Trad. de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do texto. In: _____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 327-358.
BAKHTIN, Mikhail. Apontamentos de 1970-1971. In: _____. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 390-398.
BAKHTIN, Mikhail. O discurso na poesia e o discurso no romance. In: _____. Questões de literatura e estética. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 85-106.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & diálogo: as ideias do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.
FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. 7 Ed. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. A tecnologia política dos indivíduos. In: ______. Ética, sexualidade, política (Ditos & Escritos V). Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2004. p. 301-318.
GERALDI, João Wanderley. Metilfenidato: O que isso tem a ver com o profissional de Letras? Itabaiana: GEPIADDE, Ano 08, Vol. 15, jan./jun. de 2014, p. 11- 40.
GERALDI, João Wanderley. Bakhtin tudo ou nada diz aos educadores: os educadores podem dizer muito com Bakhtin. In: FREITAS, Maria Tereza de Assunção (Org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 11-28.
GERALDI, João Wanderley. Deslocamentos no ensino: de objetos à prática; de práticas a objetos. Revista Línguas & Letras, número especial, XIX CELLIP, 2011. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/5510. Acesso em: 10 fev. 2024.
GERALDI, João Wanderley. Ler e escrever: uma mera exigência escolar?. Revista do Sell, 1 (1), 2011. Disponível em: https://doi.org/10.18554/rs.v1i1.20. Acesso em: 14 fev. 2024.
GERALDI, João Wanderley. A linguagem e a constituição da subjetividade. In: _____. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010, p. 29-32.
GERALDI, João Wanderley. Sobre a questão do Sujeito. In: PAULA, Luciane de; STAFUZZA, Grenissa (Org.) Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável, vol. 1. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010, p. 279-292.
GERALDI, João Wanderley. Mediações pedagógicas no processo de produção de textos. In: FETZNER, Andrea Rosan. (Org.) Ciclos em Revista, vol. 3 (pp. 46-65). Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008. Disponível em: https://wakeditora.com.br/produto/ciclos-em-revista-vol-3-a-aprendizagem-em-dialogo-com-as-diferencas
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997a.
GERALDI, João Wanderley. O texto da sala de aula. São Paulo: Ática, 1997b.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras/ALB, 1996.
GERALDI, João Wanderley. Sujeito, língua e contexto. In: NOGUEIRA, A.; GERALDI, J. W. (Org.) Paulo Freire: trabalho, comentário, reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990, p. 32-33.
LARROSA, Jorge. O ensino e a escrita acadêmica. Educação & Realidade, 28 (2), jul./dez., 2003, p. 101-115. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25643. Acesso em: 10 jun. 2023.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. O ensaio e a escrita acadêmica. Reflexão e Ação, v.19, n. 2, p.04-27, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444. Acesso em: 01 dez. 2023.
RIBEIRO, Nilsa Brito. Efeitos de memória no arquivo da política educacional brasileira: A Base Nacional Curricular Comum. In: LEITE, João de Deus; SANTOS, Janete Silva dos; CARNEIRO, Felipe Gonçalves (Org.). Análise de discursos em perspectivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2022, p. 179-204, 2022.
RIBEIRO, Nilsa Brito; SOUZA, Ana Carolina Silva. Práticas e representações do trabalho com a escrita em uma escola do campo 2015. Signótica, Goiânia, v. 27 n. 2, jul./dez., 2015, p. 537-564. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/30807. Acesso em: 10 jan. 2024.
RIBEIRO, Nilsa Brito. Formação de professores: leitura e construção de identidade. Linguagem & Ensino, Pelotas, v.15, n.1, jan./jun. 2012, p. 139-158. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15413. Acesso em: 15 fev. 2024.
RIBEIRO, Nilsa Brito. Instituição da disciplina português e constituição da identidade do professor de Português: implicações teóricas e políticas. Revista Moara, n.36, jul.-dez., 2011, p. 144-157. Disponível em: http://novoperiodicos.ufpa.br/periodicos/index.php/moara/article/view/1108. Acesso em: 10 jun. 2023.