CONTRAPALAVRAS E MEMÓRIAS DE FUTURO

PERCURSO DE AUTORIA RESPONDENTE AO DIALOGISMO BAKHTINIANO

Autores/as

  • Nilsa Brito Ribeiro Univeversidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.407-433

Palabras clave:

Linguagem; Sujeito; Texto; Contrapalavras

Resumen

Nosso objetivo é ensaiar gestos de compreensão em relação às reflexões teóricas e metodológicas produzidas por João Wanderley Geraldi no curso de seus estudos sobre o ensino e objetos de ensino de Língua Portuguesa, respondendo axiologicamente à teoria do dialogismo bakhtiniano. Em um engajamento político e teórico, ao problematizar concepções de linguagem, de sujeito, de leitura e escrita, o autor oferece à educação brasileira contribuições fundamentais para se pensar o ensino de Língua Portuguesa, situado em uma concepção de linguagem enquanto espaço de interação humana. São essas problematizações do autor que pretendemos revisitar, sob a compreensão de que suas formulações se mantêm atuais e continuam impulsionando novas rotas de trabalho docente, novos postos de observação e novas formas de interlocução com o aluno que chega à escola carregado de palavras vividas, mas, nem sempre experenciados na e pela escola.

 

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Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi