REFLEXÃO EPILINGUÍSTICA COM ALUNOS DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.233-262Palavras-chave:
Palavras-chave: Interação. Dialogismo. Análise linguística. Reflexão epilinguística.Resumo
Resumo: À luz da Linguística Aplicada, a investigação propõe realizar um estudo teórico-prático sobre a prática de análise linguística, no que diz respeito às atividades epilinguísticas, pautada na concepção de linguagem como forma de interação (Geraldi, 2011 [1984]) e nos estudos do dialogismo do Círculo de Bakhtin. Objetivamos compreender a reflexão de recursos da língua, a partir do poema “Tem tudo a ver”, de Elias José, em respostas escritas de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública de Macapá-AP. Os resultados evidenciam que os autores-enunciadores apresentaram em seus discursos o refletir sobre os valores humanos presentes na materialidade textual-discursiva do gênero, o que constata a contribuição dos aspectos teóricos basilares deste trabalho para os resultados alcançados.
Downloads
Referências
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016 [1979].
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do Ato Responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010 [1920-1924).
BAKHTIN, M. Questões de Estilística no Ensino de Língua. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2013 [1940-1960].
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernadini et al. 1. ed. São Paulo: Unesp; Hucitec, 1988 [1975].
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BAUMGÄRTNER, C. T. Ensino de Língua Portuguesa em perspectiva enunciativa e discursiva. In: BAUMGÄRTNER, C. T.; GEDOZ, S.; COSTAHÜBES, T. da C. (Org.). A concepção dialógica de linguagem e suas reverberações no ensino de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 39-56. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/a-concepcao-dialogica-de-linguagem-e suas-reverberacoes-no-ensino-de-lingua-portuguesa/
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRAIT, B. O texto nas reflexões de Bakhtin e do Círculo. In: BATISTA, Ronaldo de Oliveira (org.). O texto e seus conceitos. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2016.
CULIOLI, A. La formalisation en linguistique. In: Cahiers pour I’Analyse. Paris, Seuil, 1968.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as idéias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
FRANCHI, C. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CENP, 1991 [1987].
FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. Concepções de linguagem e de leitura no ensino de língua materna. In: FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 99-117
GERALDI, J. W (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011 [1984].
GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1991].
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1969.
JOSÉ, E. Tem tudo a ver. In: JOSÉ, E. Segredinhos de amor. São Paulo: Moderna, 1991, p. 6.
MEDVIÉDEV, P. N. O Método Formal nos estudos literários: introdução a uma poética sociológica. Tradução: GRILLO, S.; AMÉRICO, E. V. São Paulo: Contexto, 2018 [1928].
MENEGASSI, R. J.; CAVALCANTI, R. S. M. Conceitos axiológicos do dialogismo em propaganda imprensa. In: FUZA, A. F.; OHUSCHI, M. C. G.; MENEGASSI, R. J. (Org.). Interação e escrita no ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, p. 99-117.
OHUSCHI, M. C. G. Proposta de atividades de análise linguística nos cadernos “Poetas da escola” e “Se bem me lembro” da Olimpíada de Língua Portuguesa. 2019. Relatório Final de Estágio Pós-Doutoral em Letras (Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
OHUSCHI, M. C. G. Ressignificação de saberes na formação continuada: a responsividade docente no estudo das marcas linguístico-enunciativas dos gêneros notícia e reportagem. 2013. 294 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
XXX; AUTOR 1. 2021
OLIVEIRA, A. M.; ACOSTA-PEREIRA. Cronotopo. In: PEREIRA, S. V. M.; RODRIGUES, S. G. C. (Org.). Diálogos em Verbetes. Coletânea Verbetes. noções e conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, p. 45-49.
PERFEITO, A. M. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de Língua Portuguesa. In: SANTOS, A. R.; RITTER, L. C. B. (Org.). Concepções de linguagem e o ensino de Língua Portuguesa. Maringá: EDUEM, 2005. p. 27-79.
POLATO, A. D. M. Análise Linguística: do estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. 230 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. A epistemologia dialógica da análise linguística. Fórum linguistic. Florianópolis, v.16, n. 2, 2019, p. 3742-3757.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. Epistemologia teórica do nascimento da prática de análise linguística: décadas de 80 e 90. In: ACOSTA PEREIRA, R.; COSTA-HÜBES, T. da C. (Org.). Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 21-72.
POLATO, A. D. M.; MENEGASSI, R. J. O estilo verbal como o lugar dialógico e pluridiscursivo das relações sociais: um estatuto dialógico para a análise linguística. Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 12, p. 123-143, 2017.
SILVA, M. M.; COX, M. I. P. As linhas mestras do novo paradigma de ensino de língua materna. Polifonia, Cuiabá, n. 5, p. 27-48, 2002.
SOBRAL, A.; GIACOMELLI, K. Elementos sobre as propostas de Voloshinov no âmbito da concepção dialógica de linguagem. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (Org.). Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 141-162.
VOLÓCHINOV, V. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].
VOLÓCHINOV, V. N. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2. ed. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2018[1929].