VESTÍGIOS DA MEMÓRIA:

DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO, LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA DE TEXTOS - EM CAMPINAS – SÃO PAULO, DE 1985-1987

Autores

  • Norma Sandra de Almeida Ferreira Unicamp - docente
  • Lilian Lopes Martin da Silva Unicamp - docente

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.93-107

Palavras-chave:

Ensino, formação, o texto na sala de aula

Resumo

Relato de memória sobre o projeto de formação "Desenvolvimento de práticas de leitura, produção e análise linguística de textos", desenvolvido entre os anos de 1985 e 1987 pelas três Delegacias Estaduais de Ensino de Campinas/SP junto a um grupo de professores de português da rede de Ensino Fundamental. O projeto se desenvolveu a partir da coletânea "O texto na sala de aula", tendo como organizador o professor João Wanderley Geraldi. As autoras tiveram participação direta no projeto a partir das diferentes posições que ocupavam na ocasião, monitora de português da 1.ª Delegacia de Ensino e professora universitária, integrante da ‘equipe do Wanderley’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 9ª ed. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

Geraldi, J. W. (1984). Introdução. in: _____ (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel, Assoeste; Campinas, Unicamp.

Geraldi, J. W. (2004). (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo, SP, Editora Ática.

Silva, L. L. M. (1994). Mudar o ensino da língua portuguesa: uma promessa que não venceu nem se cumpriu, mas que merece ser interpretada. 1994. tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, universidade Estadual de Campinas.

SILVA, Lilian L. M.; FERREIRA, Norma S.A; MORTATTI, Maria do Rosário L. (Org.) O texto na sala de aula. Um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas, SP. Autores Associados, 2014.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Edição

Seção

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi