VESTÍGIOS DA MEMÓRIA:
DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE PRODUÇÃO, LEITURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA DE TEXTOS - EM CAMPINAS – SÃO PAULO, DE 1985-1987
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.93-107Palavras-chave:
Ensino, formação, o texto na sala de aulaResumo
Relato de memória sobre o projeto de formação "Desenvolvimento de práticas de leitura, produção e análise linguística de textos", desenvolvido entre os anos de 1985 e 1987 pelas três Delegacias Estaduais de Ensino de Campinas/SP junto a um grupo de professores de português da rede de Ensino Fundamental. O projeto se desenvolveu a partir da coletânea "O texto na sala de aula", tendo como organizador o professor João Wanderley Geraldi. As autoras tiveram participação direta no projeto a partir das diferentes posições que ocupavam na ocasião, monitora de português da 1.ª Delegacia de Ensino e professora universitária, integrante da ‘equipe do Wanderley’.
Downloads
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 9ª ed. Tradução Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
Geraldi, J. W. (1984). Introdução. in: _____ (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel, Assoeste; Campinas, Unicamp.
Geraldi, J. W. (2004). (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo, SP, Editora Ática.
Silva, L. L. M. (1994). Mudar o ensino da língua portuguesa: uma promessa que não venceu nem se cumpriu, mas que merece ser interpretada. 1994. tese (doutorado em Educação). Faculdade de Educação, universidade Estadual de Campinas.
SILVA, Lilian L. M.; FERREIRA, Norma S.A; MORTATTI, Maria do Rosário L. (Org.) O texto na sala de aula. Um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas, SP. Autores Associados, 2014.