AS CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI EM MATO GROSSO DO SUL

DA FORMAÇÃO CONTINUADA À PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.62-81

Palavras-chave:

Mato Grosso do Sul, Ensino, Formação Continuada, Pós-Graduação

Resumo

Este texto busca resgatar as contribuições de João Wanderley Geraldi em Mato Grosso do Sul, a partir de três atividades desenvolvidas por ele no estado: sua atuação em uma assessoria pedagógica junto à Secretaria de Educação/MS; uma pesquisa de Mestrado em Educação/UFMS, sob sua orientação, que analisa os impactos do ensino da língua portuguesa nas escolas de MS antes e depois dessa assessoria e, finalmente, uma segunda pesquisa de Mestrado que, embora tenha sido defendida junto à UFMG, foi também desenvolvida em MS, com a orientação de Wanderley Geraldi. O resultado dessa reflexão mostra que o trabalho desse renomado professor/pesquisador em MS levou a novas formas de pensamento quanto ao ensino de linguagens, colocando-o em um patamar de respeito e referência teórica no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Muniz Proença Lara, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH-USP, Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/ UFMG), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN).

Maria Leda Pinto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP), Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Letras em Rede (PROFLETRAS) e no Mestrado/ Doutorado Profissional em Educação (PROFEDUC). É pesquisadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI/UEMS), do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade (UEMS/CNPq) e Vice-líder do Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/UEMS/CNPq).

Referências

BERTOLETTI, Estela Natalina M. História da disciplina escolar Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977 - 2008). Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.

GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel, PR: Assoeste, 1984.

LARA, Glaucia M. P. Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência. 1993. 342f. Dissertação (Mestrado em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 1993.

LARA, Glaucia M. P. Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato crítico de uma experiência. Campo Grande, MS: UFMS, 1999.

MATO GROSSO DO SUL. II Plano Estadual de Educação (1985-1987). Campo Grande: Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, 1984.

MONTEIRO, Aureotilde. Estudo da evolução da questão curricular em Mato Grosso do Sul a partir de uma experiência vivenciada. 1992. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, 1992.

PINTO, Maria Leda. Mudar a prática de ensino: histórias de busca para o ensino de Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1986 - 1993). 1994. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, 1994.

SILUS, Alan. Do Lírio Selvagem ao Piraretã: memória e dialogismo na paisagem sonora de Tetê Espíndola. 2020. 238f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande – UEMS/ UUCG, 2020.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1988.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Programa de Pós-Graduação em Educação: Histórico. 2024. On-line. Disponível em: <https://ppgedu.ufms.br/historia/>. Acesso: fev-2024.

Downloads

Publicado

2024-07-09

Edição

Seção

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi