AS CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI EM MATO GROSSO DO SUL
DA FORMAÇÃO CONTINUADA À PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.62-81Palavras-chave:
Mato Grosso do Sul, Ensino, Formação Continuada, Pós-GraduaçãoResumo
Este texto busca resgatar as contribuições de João Wanderley Geraldi em Mato Grosso do Sul, a partir de três atividades desenvolvidas por ele no estado: sua atuação em uma assessoria pedagógica junto à Secretaria de Educação/MS; uma pesquisa de Mestrado em Educação/UFMS, sob sua orientação, que analisa os impactos do ensino da língua portuguesa nas escolas de MS antes e depois dessa assessoria e, finalmente, uma segunda pesquisa de Mestrado que, embora tenha sido defendida junto à UFMG, foi também desenvolvida em MS, com a orientação de Wanderley Geraldi. O resultado dessa reflexão mostra que o trabalho desse renomado professor/pesquisador em MS levou a novas formas de pensamento quanto ao ensino de linguagens, colocando-o em um patamar de respeito e referência teórica no Brasil.
Downloads
Referências
BERTOLETTI, Estela Natalina M. História da disciplina escolar Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1977 - 2008). Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2017.
GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel, PR: Assoeste, 1984.
LARA, Glaucia M. P. Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato de uma experiência. 1993. 342f. Dissertação (Mestrado em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 1993.
LARA, Glaucia M. P. Autocorreção e auto-avaliação na produção de textos escolares: relato crítico de uma experiência. Campo Grande, MS: UFMS, 1999.
MATO GROSSO DO SUL. II Plano Estadual de Educação (1985-1987). Campo Grande: Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, 1984.
MONTEIRO, Aureotilde. Estudo da evolução da questão curricular em Mato Grosso do Sul a partir de uma experiência vivenciada. 1992. 120f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, 1992.
PINTO, Maria Leda. Mudar a prática de ensino: histórias de busca para o ensino de Língua Portuguesa em Mato Grosso do Sul (1986 - 1993). 1994. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande, 1994.
SILUS, Alan. Do Lírio Selvagem ao Piraretã: memória e dialogismo na paisagem sonora de Tetê Espíndola. 2020. 238f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande – UEMS/ UUCG, 2020.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1988.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Programa de Pós-Graduação em Educação: Histórico. 2024. On-line. Disponível em: <https://ppgedu.ufms.br/historia/>. Acesso: fev-2024.