AS CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI EM MATO GROSSO DO SUL

DA FORMAÇÃO CONTINUADA À PÓS-GRADUAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.62-81

Palabras clave:

Mato Grosso do Sul, Ensino, Formação Continuada, Pós-Graduação

Resumen

Este texto busca resgatar as contribuições de João Wanderley Geraldi em Mato Grosso do Sul, a partir de três atividades desenvolvidas por ele no estado: sua atuação em uma assessoria pedagógica junto à Secretaria de Educação/MS; uma pesquisa de Mestrado em Educação/UFMS, sob sua orientação, que analisa os impactos do ensino da língua portuguesa nas escolas de MS antes e depois dessa assessoria e, finalmente, uma segunda pesquisa de Mestrado que, embora tenha sido defendida junto à UFMG, foi também desenvolvida em MS, com a orientação de Wanderley Geraldi. O resultado dessa reflexão mostra que o trabalho desse renomado professor/pesquisador em MS levou a novas formas de pensamento quanto ao ensino de linguagens, colocando-o em um patamar de respeito e referência teórica no Brasil.

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Biografía del autor/a

Gláucia Muniz Proença Lara, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela FFLCH-USP, Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/ UFMG), atuando na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN).

Maria Leda Pinto, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP), Docente Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), atuando na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Mestrado em Letras em Rede (PROFLETRAS) e no Mestrado/ Doutorado Profissional em Educação (PROFEDUC). É pesquisadora do Centro de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação, Linguagem, Memória e Identidade (CELMI/UEMS), do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Diversidade (UEMS/CNPq) e Vice-líder do Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA/UEMS/CNPq).

Citas

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Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi