OS GÊNEROS DO DISCURSO COMO ARTICULADORES DA PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA NA BNCC: UM OLHAR ÀS HABILIDADES DO BLOCO EF69LP
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.380-406Palavras-chave:
BNCC; Prática de análise linguística/semiótica; Gêneros do discurso; Estudos Dialógicos da Linguagem.Resumo
Este artigo busca compreender como a BNCC (Brasil, 2018) orienta o trabalho com a prática de análise linguística/semiótica sob a baliza dos gêneros do discurso. Trata-se de uma análise documental, fundamentada nos Estudos Dialógicos da Linguagem e nas pesquisas contemporâneas, em Linguística Aplicada, sobre prática de análise linguística/semiótica nas aulas de Língua Portuguesa (Acosta-Pereira; Rodrigues, 2016; Bakhtin, 2011; Geraldi,1996; 20123; 2013; Volochínov, 2017). Ancora-se nos escritos de Bakhtin e do Círculo e nas discussões sobre prática de análise linguística/semiótica. Os resultados apontam que a orientação proposta pela BNCC (Brasil, 2018) para a PAL/S no bloco EF69LP sustenta os gêneros do discurso como escopo mediador de trabalho especificamente entre as habilidades que envolvem as categorias aqui analisadas.
Downloads
Referências
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. In: TAFFARELLO, M. C.M. (Org.) Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 4-24, nov. 2014.
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo; RODRIGUES, Rosângela Hammes. Gêneros como articuladores do ensino e da aprendizagem das práticas de linguagem. In: SILVA, Wagner Rodrigues; LIMA, Paulo da Silva; MOREIRA, Tânia Mara (Orgs.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escolas e universidades. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 25-46.
ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo. A prática de análise linguística/semiótica de base dialógica: reflexões para leitores iniciantes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, 102 p.
ANGELO, Graziela Lucci de. Revisitando o ensino tradicional de língua portuguesa. 261 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
BAKHTIN, Mickhail. Estética da criação verbal; prefácio à edição francesa Tzevetan Todorov; introdução e tradução do russo Paulo Bezerra. 6ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011, 476 p.
BAKHTIN, Mickhail. Teoria do romance I: A estilística; tradução, prefácio, notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015a, 254 p.
BAKHTIN, Mickhail. Problemas da poética de Dostoiévski; tradução direta do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015 b, 341 p.
BRASIL (SEF/MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais–1ºe 2º Ciclos do Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Brasília, DF: SEF/MEC, 1997. 92 p.
BRASIL (SEF/MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais–3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental. Língua Portuguesa. Brasília, DF: SEF/MEC, 1998. 107 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em 01 de fevereiro de 2023.
BRITTO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1997, 288 p.
BUNZEN, Clecio. A fabricação da disciplina escolar de Português. Revista Diálogos Educacionais, Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, set./dez. 2011.
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Prática de análise linguística no ensino fundamental e sua relação com os gêneros discursivos. PERcursos Linguísticos, Vitória, ES v. 7, n. 14, p. 270-294, 2017.
CRUZ, Josué Jorge. A heterodiscusividade constitutiva do Programa Conectando Saberes do IFSC. 336 f Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.
FIORIN, José. Luiz. Modalização: da língua ao discurso. ALFA: Revista de Linguística, São Paulo, v. 44, 2001. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204. Acesso em: 28 fev. 2023.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996, 141 p.
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Anglo, 2012, 136 p.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013, 252, p.
GRILLO, Sheila. Círculo de Bakhtin: Diálogos (in) possíveis. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010, p. 49-68,
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986, 125 p.
MEDEVIÉDEV, Pavel Nikoláievich. O método formal dos estudos literários: introdução critica a uma poética sociológica; tradutora Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 1 ed. São Paulo: Contexto, 269, p.
PIETRI, Emerson de. A constituição do discurso da mudança no ensino de língua portuguesa. 202 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A constituição e o funcionamento do gênero Jornalístico Artigo: Cronotopo e Dialogismo. 446 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20277. Acesso em: 15 jul. 2023.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A prática de análise linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA-PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição (org.). Prática de análise linguística nas aulas de língua portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 73-106.
ROSA, Ricardo da Silva. Uma introdução à pesquisa qualitativa em ensino de ciências. Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul: 2013, 172 p.
SANTOS - CLERISI, Gabriela Debas dos. Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. 329 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Linguística, Florianópolis, 2020.
SOARES, Magda. Português na escola – História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma. São Paulo, Loyola, 2002, p. 155-177.
SOUZA, Elisângela Krum. O ensino de língua portuguesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): criando inteligibilidades para a prática de análise linguística. 208 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Letras, Florianópolis, 2019.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2017, 175 p.
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017, 371 p.