INTERAÇÃO DISCURSIVA, RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS E PRODUÇÃO ESCRITA
DIÁLOGOS COM PORTOS DE PASSAGEM
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.314-324Palavras-chave:
Interação discursiva, Relações intersubjetivas, Portos de Passagem, Produção escritaResumo
Geraldi, na obra “Portos de passagem”, produzida a partir da interpretação das ideias do Círculo de Bakhtin e de outros pensadores, acata a linguagem como socialmente constituída e, consequentemente, a interação discursiva como a realidade substancial da língua. Nessa perspectiva, neste artigo busca-se compreender como os pressupostos da interação discursiva à luz dos estudos do Círculo e de Geraldi favorecem a construção de uma aula como evento discursivo, a assegurar a efetiva participação de todos os sujeitos envolvidos. São trazidos à discussão os aspectos da interação como elemento nuclear das relações intersubjetivas, a ilustrar com uma proposta de produção escrita, findada na interação discursiva.
Downloads
Referências
ACOSTA-PEREIRA, R.; RODRIGUES, R. H. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2014.
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revista. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 [1963].
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1979].
BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I – A estilística. Trad. Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2015[1975].
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
GERALDI, João Wanderley (org.). Linguagem e ensino: exercício de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997[1991].
GERALDI, João Wanderley. W. A aula como acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.
GERALDI, João Wanderley. Por que práticas de produção de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. et al. (org.). O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 207-222.
GERALDI, João Wanderley. Dialogia: do discurso à estrutura sintática. In: RODRIGUES, R. H.; PEREIRA, R. A. (orgs.). Estudos dialógicos e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João editores, 2016.
MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosilene da Silva. Conceitos axiológicos bakhitinianos em propaganda impressa. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 99-118.
VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de: GRILLO, Sheila; AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2017[1929/1930].
VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução de: GRILLO, Sheila.; AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].