INTERAÇÃO DISCURSIVA, RELAÇÕES INTERSUBJETIVAS E PRODUÇÃO ESCRITA

DIÁLOGOS COM PORTOS DE PASSAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.314-324

Palavras-chave:

Interação discursiva, Relações intersubjetivas, Portos de Passagem, Produção escrita

Resumo

Geraldi, na obra “Portos de passagem”, produzida a partir da interpretação das ideias do Círculo de Bakhtin e de outros pensadores, acata a linguagem como socialmente constituída e, consequentemente, a interação discursiva como a realidade substancial da língua. Nessa perspectiva, neste artigo busca-se compreender como os pressupostos da interação discursiva à luz dos estudos do Círculo e de Geraldi favorecem a construção de uma aula como evento discursivo, a assegurar a efetiva participação de todos os sujeitos envolvidos. São trazidos à discussão os aspectos da interação como elemento nuclear das relações intersubjetivas, a ilustrar com uma proposta de produção escrita, findada na interação discursiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Cleide dos Santos Bezerra, Universidade Estadual de Alagoas

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas e atua também como professora do Programa de Pós-Graduação lato sensu: “Linguagem e Ensino” na mesma universidade. Doutora em Letras, na linha de pesquisa “Estudos Linguísticos”, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação Brasileira, na linha de pesquisa “Educação e Linguagem”, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa Língua, Interação e Uso - Linterus (UNEAL/CNPq).

Referências

ACOSTA-PEREIRA, R.; RODRIGUES, R. H. O conceito de valoração nos estudos do círculo de Bakhtin: a inter-relação entre ideologia e linguagem. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, SC, v. 14, n. 1, p. 177-194, jan./abr. 2014.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. revista. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010 [1963].

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1979].

BAKHTIN, Mikhail. Teoria do Romance I – A estilística. Trad. Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2015[1975].

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GERALDI, João Wanderley (org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

GERALDI, João Wanderley (org.). Linguagem e ensino: exercício de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997[1991].

GERALDI, João Wanderley. W. A aula como acontecimento. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Por que práticas de produção de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, L. L. M. et al. (org.). O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 207-222.

GERALDI, João Wanderley. Dialogia: do discurso à estrutura sintática. In: RODRIGUES, R. H.; PEREIRA, R. A. (orgs.). Estudos dialógicos e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos: Pedro & João editores, 2016.

MENEGASSI, Renilson José; CAVALCANTI, Rosilene da Silva. Conceitos axiológicos bakhitinianos em propaganda impressa. In: FUZA, Ângela Francine; OHUSCHI, Márcia Cristina Greco; MENEGASSI, Renilson José (org.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. p. 99-118.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de: GRILLO, Sheila; AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2017[1929/1930].

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoláievitch (Círculo de Bakhtin). A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução de: GRILLO, Sheila.; AMÉRICO, Ekaterina Vólkova. São Paulo: Editora 34, 2019[1926].

Downloads

Publicado

2024-07-09

Edição

Seção

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi