CONTRIBUIÇÕES DE JOÃO WANDERLEY GERALDI PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL: EM FOCO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.123-151Palavras-chave:
Prática de Análise Linguística, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Gramática, João Wanderley GeraldiResumo
A proposta da Prática de Análise Linguística (PAL), articulada à produção e leitura de textos, se destaca no Brasil com o professor e pesquisador João Wanderley Geraldi na década de 1980. Essa prática passou a integrar os eixos de ensino de LP no país com a publicação de documentos parametrizadores como os PCN (BRASIL, 1998) e a BNCC (BRASIL, 2018). No entanto, apesar de a PAL constar nesses (e em outros) documentos, nem sempre o que se orienta para a prática docente está em acordo com a proposta de Geraldi (1984, 1997[1991]). Assim, dada sua importância, é relevante retomá-la, discutindo o contexto de seu surgimento e as concepções que lhe são subjacentes, para que não percamos de vista a proposta geraldiana original e suas contribuições para o ensino de LP.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. [1979]. Estética da Criação Verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
BILHAR DE SOUZA, Tatiana Fasolo. Compreensões sobre a Prática de Análise Linguística em documentos parametrizadores do estado do Paraná: um panorama histórico dos últimos 30 anos. 2023. (380 p.). Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental – Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
BRITO, Luiz Percival Leme. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas/SP: Mercado de Letras, 1997.
COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. O processo de formação continuada dos professores do Oeste do Paraná: um resgate histórico-reflexivo da formação em Língua Portuguesa. 2008. 382 p. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina, 2008.
COSTA-HÜBES, Terezinha da C. Reflexões sobre os encaminhamentos de produção textual: enunciados em diálogo com outros enunciados. In: Anais do X Encontro do CELSUL – Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Cascavel-PR: UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2012.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; SILVA, Lilian Lopes Martin da. O texto na sala de aula: entre diferentes edições. In: SILVA, Lilian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados, 2014. p. 29-47.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984a. p. 41-48.
GERALDI, João Wanderley. Introdução. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984b. p. 5-6.
GERALDI, João Wanderley. Unidades Básicas do Ensino de Português. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984c. p. 49-69.
GERALDI, João Wanderley. Prática de Leitura de Textos na Escola. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984d. p. 77-89.
GERALDI, João Wanderley. Escrita, Uso da Escrita e Avaliação. In: GERALDI, João Wanderley (Org.). O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984e. p. 121-124.
GERALDI, João Wanderley. [1991]. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GERALDI, João Wanderley. Por que práticas de produção de textos, de leitura e de análise linguística? In: SILVA, Lilian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados, 2014. p. 207-222.
GERALDI, João Wanderley. Linguagem, Interação e Ensino. 1990. 334p. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade de Campinas – UNICAMP, 1990.
FRANCHI, Carlos. Criatividade e Gramática. [1988]. In: POSSENTI, S. (Org.). Mas o que é mesmo “gramática”? São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 34-101.
KUIAVA, José. O nascimento do livro: O texto na sala de aula. In: SILVA, Lilian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados, 2014. p. 61-82.
MORATO, Edwiges Maria. O interacionismo no campo linguístico. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina (Orgs.). Introdução à Linguística: fundamentos epistemológicos, volume 3. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 311-351.
PAULA, Luzia de Fátima. O projeto do “Wanderley”: entrevista com João Wanderley Geraldi. In: SILVA, Lilian Lopes Martin da; FERREIRA, Norma Sandra de Almeida; MORTATTI, Maria do Rosário Longo. O texto na sala de aula: um clássico sobre o ensino de língua portuguesa. Campinas/SP: Autores Associados, 2014. p. 179-206.
PAULA, Luzia de Fátima. Ideias linguísticas constitutivas do pensamento de João Wanderley Geraldi sobre o ensino de língua portuguesa. 2010. 247p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista – UNESP, Marília/SP, 2010.
PERFEITO, Alba Maria. PERFEITO, Alba Maria. Concepções de linguagem, teorias subjacentes e ensino de língua portuguesa. In: MENEGASSI, Renilson José; SANTOS, Annie Rose dos; RITTER, Lilian Cristina Buzato (Orgs.). Concepções de Linguagem e ensino. Maringá: Eduem, 2005. p. 11-38.
POLATO, Adriana Delmira Mendes. Análise Linguística: do Estado da arte ao estatuto dialógico. 2017. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
POLATO, Adriana Delmira Mendes; MENEGASSI, Renilson José. Epistemologia teórica do nascimento da Prática de Análise Linguística: décadas de 80 e 90. In: ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 21-72.
RODRIGUES, Rosângela Hammes. A Prática de Análise Linguística: emergência, reenunciações, abrangência e produtividade do conceito. In: ACOSTA PEREIRA, Rodrigo; COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Prática de análise linguística nas aulas de Língua Portuguesa. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 73-106.
REMENCHE, Maria de Lourdes Rossi; ROHLING, Nivea. Concepções de análise linguística na formação inicial de professor de língua portuguesa. Fórum Linguistico, v. 12, p. 827-843, 2015.
RODRIGUES, Rosângela Hammes; CERUTTI-RIZZATTI, Mary Elizabeth. Linguística Aplicada. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.
ROMERO, Márcia. Epilinguismo: considerações acerca de sua conceitualização em Antoine Culioli e Carlos Franchi. ReVEL, v. 9, n. 16, 2011, p.152-163.
ROSA, Douglas Corrêa da. Encaminhamentos de Produção de textos nos anos iniciais: um exercício de escrita ou uma atividade de interação? 2014. 232f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Cascavel.
SANTOS-CLERISI, Gabriela Debas dos. Reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica. 2020. 328p. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Catarina – UFSC, Florianópolis, 2020.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. [1996]. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. Livro Eletrônico (Kindle), 1. ed. São Paulo: Cortez, 2021.
VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). [1929]. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.