Sobre a Revista

O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes [ISSN: 2175-0769] é uma publicação semestral, em formato digital, no site dos periódicos da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A Revista O Mosaico, iniciada em 2009 pelo setor de Pesquisa e Pós-Graduação da FAP junto a um grupo de professores da instituição, tem por objetivo divulgar artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e memoriais descritivos, sob duas formas de chamadas: a) Dossiê Temático, com perí­odo e tema previamente definidos; b) Fluxo Contí­nuo para recebimento de trabalhos situados nas áreas de Artes Visuais, Artes do Ví­deo, Artes Cênicas, Cinema, Dança, Música e Teatro, nas suas mais variadas formas de análise disciplinar, fomentando, assim, o intercâmbio entre estudantes/graduandos e pesquisadores/as (graduados, especialistas, mestres, doutores, pós-doutores) de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais. Artigos fora do domí­nio das Artes serão automaticamente recusados. Todos os artigos publicados na revista passam pela avaliação do nosso Conselho Editorial, ou, quando for o caso, pela avaliação ad-hoc de especialistas convidados para a emissão de pareceres.

Anúncios

CHAMADA PARA SUBMISSÕES - Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular

28-03-2025

Convidamos autoras/es a submeterem trabalhos para o  Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular, para O Mosaico – Revista de Pesquisa em Artes (jul/dez de 2025), periódico da Universidade Estadual do Paraná, Campus Faculdade de Artes do Paraná (FAP), destinado à divulgação e compartilhamento de pesquisas e do fazer artístico.

Saiba mais sobre CHAMADA PARA SUBMISSÕES - Dossiê Arte, Cultura e Reforma Agrária Popular

Edição Atual

v. 19 n. 2 (2024): Revista O Mosaico nº 27
					Visualizar v. 19 n. 2 (2024): Revista O Mosaico nº 27

Dossiê Poéticas Negras: afrodiasporidades nas Artes

Publicado: 13-12-2024

Dossiê Poéticas Negras: afrodiasporidades nas Artes

  • Pele cor de azeitona escura: Retilíneo e as possibilidades (e desafios) de um teatro negro em Curitiba

    Carlos Alberto Mendonça Filho, Kelle Soares Bastos
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9306
  • Milágrimas em Flor da Vida: dançovivências negras em três fundamentos afrojazzísticos ao som de Alice Coltrane

    Aline Serzedello Vilaça, Sayonara Pereira
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9748
  • Pontos cantados, pontos riscados: a escola, o museu e o artista na gira

    Frederico Marcelo Crochet, Pedro Ivo Cipriano, Francione Oliveira Carvalho
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9122
  • Os pretos velhos na arte ritualística de Mestre Nêgo

    Carolina Reichert do Nascimento
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9229
  • Aesthetics and politics in the combat (dite de combat) cinema: the films of Ousmane Sèmbene between reality and fiction in the competition for memory

    Nathan dos Santos Alves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9145
  • A imagem refletida: a des/reconstrução de arquétipos em Alfazema

    Noah Mancini, Juliana Ferreira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9276
  • Mulheres pretas no balé clássico: propondo práticas pedagógicas antirracistas

    Nayara Calixto
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9227
  • Luculus Brasilis e a catástrofe silenciada de um processo civilizatório

    Allan Valenza da Silveira
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9125
  • Não corre, menino e teatro emergencial brasileiro: uma forma de teatro negro

    Leandro da Silva Batista
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9143
  • Aproximações de si uma inter-relação entre visualidades afro-brasileiras

    Thais Oliveira da Rosa, Andreia Machado Oliveira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9235
  • Fragmentos de corpos marginais: dançando possibilidades de desenlouquecimento coletivo

    Andreia Fragoso
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9277

Em fluxo

  • Uma filosofia do espaço virtual: em toda parte, ao mesmo tempo em vejo você após a quarentena? (2021)

    Fernando de Barros Honda
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8830
  • A figura da morte no cinema brasileiro: O vigilante (1992), de Ozualdo Candeias

    Vinicius Pinheiro Policarpo Comoti
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9388
  • Abordagens, referências e construções de violência em filmes brasileiros de gênero

    Matheus Rocha da Silva
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8148
  • Cinema e memória na obra de Agnès Varda: a bricolagem audiovisual em Jacquot de Nantes

    Lauren Mattiazzi Dilli
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8380
  • O que nós temos a dizer? o percurso, entre Brecht e Boal, na construção uma peça fórum-didática

    Eduardo Augusto Vieira Walger, Vicente Concilio
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8026
  • Construção visual da pequena África carioca: o uso da arte e cultura no resgate da memória negra

    Fillipe Alves
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8399
  • Corpos, territórios e transfigurações imagéticas: estudo de caso da série de fotoperformance retomada, de Uýra Sodoma

    Adriana Sayuri Omoto
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8923

Desenhos de Pesquisa

  • “É tipo Zouk”: eixos metodológicos para o ensino-aprendizagem em danças de salão a partir dos estudos sobre performance na Educação

    Julian Antonio Cazuni, Jair Mario Gabardo Junior
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9083
  • Reverberando memórias em “Corpos Lona”: um Circo de Mil Mulheres

    Marina Prado
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8937
  • Territórios e fronteiras: aspectos narrativos e discursivos no cinema a partir do conflito entre Israel e Palestina

    Jamer Guterres de Mello, Clara Regaço dos Santos
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.8889

Poéticas e Formas Expandidas

  • Geisa Costa: a representatividade de uma atriz negra no teatro paranaense

    Pedro Ramires, Gabriela Reis, Geisa Costa
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9908
Ver Todas as Edições