O rebuceteio como modo de criação
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2026.22.1.11975Palavras-chave:
Sapatão, Rebuceteio, Processos de criação, Artes VisuaisResumo
O texto apresenta e discute três trabalhos produzidos por mim a partir de formas de criação circunscritas às experiências de vivência sapatão, articulando procedimentos e modos de fazer que se estruturam em diálogo com os processos de artistas como a fotógrafa Joan E. Biren (1944) e a cineasta Barbara Hammer (1939-2019). Os trabalhos apresentados são Pé vermelho (2023); Não me venha com frases feitas (2026) e Sapa-tênis (2023). Produzidos, respectivamente, a partir da fotografia, do vídeo e da vestimenta relacional, os trabalhos mobilizam diferentes possibilidades metodológicas de criação, como a metodologia do velcro, em desenvolvimento pelas pesquisadoras Ramayana Lira de Souza e Alessandra Soares Brandão (2023), o princípio da incerteza, proposto por Barbara Hammer (2014), e o rebuceteio, este último desenvolvido por mim no contexto da minha pesquisa de doutorado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 O Mosaico

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.