Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Actual
Archivos
Notícias
Acerca de
Sobre la revista
Envíos
Equipo editorial
Contacto
Buscar
Portal
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 9 Núm. 19 (2020): O Ensino Superior na Educação Matemática
Vol. 9 Núm. 19 (2020): O Ensino Superior na Educação Matemática
Publicado:
2020-12-15
Expediente e Sumário
Expediente, Sumário e Apresentação
1-10
PDF (Português (Brasil))
Artigos Científicos
POTENCIALIDADES DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE MATRIZES E SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Michelle Andrade Klaiber, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
11-27
PDF (Português (Brasil))
O USO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS NO ESTUDO DA TRIGONOMETRIA EM TRIÂNGULOS ESFÉRICOS RETÂNGULOS
Jussara Aparecida da Fonseca, José Carlos Pinto Leivas
28-51
PDF (Português (Brasil))
COMPRENSIÓN DEL INTERVALO DE CONFIANZA: UN ESTUDIO COMPARADO CON ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS Y PREUNIVERSITARIOS
Antonio Francisco Roldán López de Hierro, Carmen Batanero, Rocío Álvarez-Arroyo
52-73
PDF (Português (Brasil))
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA(S): UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE AS MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES
Ivo da Silva Knopp, Victor Giraldo, Victor Hugo Quaglia de Araujo, Cleber Dias da Costa Neto
74-94
PDF (Português (Brasil))
DIMENSÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE QUESTÕES DO ENADE PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Sonia Maria Martins Corsi, Norma Suely Gomes Allevato
95-119
PDF (Português (Brasil))
ARTICULANDO SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak
120-144
PDF (Português (Brasil))
EULER NÃO SABIA NADA DE MATEMÁTICA?
Valéria Ostete Jannis Luchetta, João Ricardo Viola dos Santos
145-171
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Fabiana Chagas de Andrade, Agnaldo da Conceição da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira
172-197
PDF (Português (Brasil))
PESQUISA BASEADA EM DESIGN E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Elisângela Fouchy Schons, Eleni Bisognin
198-218
PDF (Português (Brasil))
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: EXPLORANDO O TEOREMA DO VALOR INTERMEDIÁRIO
Lucas Carato Mazzi, Amanda Queiroz Moura
219-236
PDF (Português (Brasil))
CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: TRATAMENTOS FIGURAIS MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Dienifer da Luz Ferner, Maria Arlita da Silveira Soares, Rita de Cássia Pistóia Mariani
237-261
PDF (Português (Brasil))
A TECNOLOGIA DIGITAL EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS RECURSOS SEMIÓTICOS
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Lourdes Maria Werle de Almeida
262-284
PDF (Português (Brasil))
DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA
Marcio Vieira de Almeida, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
285-307
PDF (Português (Brasil))
USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): FORMAÇÃO INICIAL E PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNESPAR
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto, Amauri Jersi Ceolim
308-329
PDF (Português (Brasil))
MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O TEXTO PRODUZIDO POR UM LICENCIANDO
Amanda Caroline Fagundes Campos, Marilaine de Fraga Sant’Ana
330-358
PDF (Português (Brasil))
MATEMÁTICA NA ENGENHARIA: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC-SP DE 2010 A 2020
Eloiza Gomes, Barbara Lutaif Bianchin, Gabriel Loureiro de Lima
359-384
PDF (Português (Brasil))
A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VEZ E A VOZ DOS EVADIDOS
Antoneli da Silva Ramos, Paulo César Gomes
385-409
PDF (Português (Brasil))
CLASSIFICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS SUBÁREAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (1990-2018)
Iran Abreu Mendes, Lucas Silva Pires
410-434
PDF (Português (Brasil))
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ESPAÇOS VIRTUAIS: ESTUDANDO A REGRA DE L’HOSPITAL NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer
463-483
PDF (Português (Brasil))
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE PROBLEMA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Raquel Gomes de Oliveira, Erika Aparecida Navarro Rodrigues
463-483
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nayara Katherine Duarte Pinto, Keli Cristina Conti
484-508
PDF (Português (Brasil))
BASE DE CONHECIMENTOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
Odiméia Teixeira, Mary Ângela Teixeira Brandalise
509-537
PDF (Português (Brasil))
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CÁLCULO 1 SOBRE A AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM AS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES
Wescley Well Vicente Bezerra, Cleyton Hércules Gontijo
538-554
PDF (Português (Brasil))
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONCEITO DE INFINITO IDENTIFICADOS EM ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA
Fernanda Kelly da Silva Siqueira, João Henrique Lorin
555-577
PDF (Português (Brasil))
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA ESFERA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO DISTRITO FEDERAL: DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO CURRICULAR
Lygianne Batista Vieira, Geraldo Eustáquio Moreira
578-601
PDF (Português (Brasil))
UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO PDE-PR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE MATEMÁTICA
Priscila Gleden Novaes da Silva, Clodis Boscarioli, Rodolfo Eduardo Vertuan
602-623
PDF (Português (Brasil))
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIANTURA EM MATEMÁTICA
José Roberto Costa Júnior, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
624-646
PDF (Português (Brasil))
QUALIDADES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Michela Caroline Macêdo, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Rafael Nicolau Carvalho
647-664
PDF (Português (Brasil))
PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS
Luis Felipe Tatsch Schmidt, Carmen Vieira Mathias
665-682
PDF (Português (Brasil))
ESTUDO DE INTEGRAIS POR MEIO DE TAREFAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO
Adriana Helena Borssoi, Rodrigo Tavares da Silva
683-703
PDF (Português (Brasil))
NARRATIVAS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Wagner Alvarenga Vieira Junior, Sandra Alves de Oliveira
704-730
PDF (Português (Brasil))
UMA EXPERIÊNCIA COM UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan
731-749
PDF (Português (Brasil))
INVESTIGANDO O MODO QUE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA UTILIZAM O GEOPLANO DURANTE ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CARACTERÍSTICAS DOS QUADRILÁTEROS
Marcel Muniz Vilaça
750-772
PDF (Português (Brasil))
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EDUCADOR MATEMÁTICO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Felipe da Costa Negrão
773-795
PDF (Português (Brasil))
SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM PARALELOGRAMOS E SUAS ÁREAS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Jailson Cavalcante de Araújo, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain
796-820
PDF (Português (Brasil))
AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença, Ana Lucia Pereira
821-839
PDF (Português (Brasil))
Relatos de Experiência
PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE ESTUDO E PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Viviane Fátima Ribeiro, Francieli Cristina Agostinetto Antunes
840-855
PDF (Português (Brasil))
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Estatísticas de acesso
Palabras clave
Enviar un artículo
Enviar un artículo