POTENCIALIDADES DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE MATRIZES E SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.11-27Resumo
Neste artigo são apresentados aspectos e resultados de uma pesquisa de doutorado na qual se investigou indícios de desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em produções escritas de estudantes do primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Química em uma disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear, com o objetivo de destacar potencialidades da trajetória de aprendizagem construída no referido estudo para a compreensão de conteúdos de Matrizes e Sistemas de Equações Lineares. Verificou-se por meio das análises que, durante o desenvolvimento da trajetória de aprendizagem, os estudantes participantes mobilizaram em suas resoluções os seguintes processos do PMA: representação simbólica, representação mental, visualização, intuição, mudança de representação e tradução, analogia, generalização e síntese. Concluiu-se que o ensino de conteúdos de Matrizes e Sistemas de Equações Lineares por meio de
tarefas investigativas, com uma abordagem exploratória considerando as dificuldades e os conhecimentos prévios dos estudantes, pode proporcionar o desenvolvimento de processos do PMA, contribuindo com a aprendizagem dos estudantes.