Anúncios

Chamada para Número Temático

Didática da Matemática: perspectivas teóricas e contribuições para a sala de aula

Prazo limite para submissões: 28 de fevereiro de 2022 (prazo prorrogado)

A Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM, em parceria com o Grupo de Trabalho em Didática da Matemática (GT 14) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), lança chamada para o número temático da revista, intitulado “Didática da Matemática: perspectivas teóricas e contribuições para a sala de aula”.

A Didática da Matemática é concebida como a Ciência da Educação que “se propõe, como primeiro grande foco de interesse, a entender melhor os processos didáticos e os fenômenos que estes originam, tanto aqueles que acontecem na aula quanto fora dela” (CHEVALLARD, 2001, p. 58), considerando a complexidade do saber matemático envolvido um dos elementos centrais deste processo. Contempla essa Ciência um arcabouço teórico metodológico de Teorias como a das Situações Didáticas, a dos Campos Conceituais, a Antropológica do Didático, os Registros de Representação Semiótica, a Engenharia Didática, as Abordagens Instrumental e Documental, entre outras.

Neste cenário, o número temático “Didática da Matemática: perspectivas teóricas e contribuições para a sala de aula” da RPEM espera receber artigos científicos ou relatos de experiência que discutam investigações em Didática da Matemática, desenvolvidas em sala de aula ou em outros espaços, tais como formação de professores e livros didáticos, sob a ótica dos processos e fenômenos didáticos.

Obs.: No ato da submissão dos textos para este número temático, ao escolher o tipo de trabalho, independentemente de ser relato de experiência ou artigo científico, use a opção “Número Temático – Didática da Matemática”.