Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Contato
Buscar
Periódicos
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 19 (2020): O Ensino Superior na Educação Matemática
v. 9 n. 19 (2020): O Ensino Superior na Educação Matemática
Publicado:
15-12-2020
Expediente e Sumário
Expediente, Sumário e Apresentação
1-10
PDF
Artigos Científicos
POTENCIALIDADES DE UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE MATRIZES E SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Michelle Andrade Klaiber, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
11-27
PDF
O USO DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS NO ESTUDO DA TRIGONOMETRIA EM TRIÂNGULOS ESFÉRICOS RETÂNGULOS
Jussara Aparecida da Fonseca, José Carlos Pinto Leivas
28-51
PDF
COMPRENSIÓN DEL INTERVALO DE CONFIANZA: UN ESTUDIO COMPARADO CON ESTUDIANTES UNIVERSITARIOS Y PREUNIVERSITARIOS
Antonio Francisco Roldán López de Hierro, Carmen Batanero, Rocío Álvarez-Arroyo
52-73
PDF
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA(S): UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE AS MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES
Ivo da Silva Knopp, Victor Giraldo, Victor Hugo Quaglia de Araujo, Cleber Dias da Costa Neto
74-94
PDF
DIMENSÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE QUESTÕES DO ENADE PARA O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Sonia Maria Martins Corsi, Norma Suely Gomes Allevato
95-119
PDF
ARTICULANDO SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak
120-144
PDF
EULER NÃO SABIA NADA DE MATEMÁTICA?
Valéria Ostete Jannis Luchetta, João Ricardo Viola dos Santos
145-171
PDF
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Fabiana Chagas de Andrade, Agnaldo da Conceição da Conceição Esquincalha, Ana Teresa de Carvalho Correa de Oliveira
172-197
PDF
PESQUISA BASEADA EM DESIGN E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA METODOLOGICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA
Elisângela Fouchy Schons, Eleni Bisognin
198-218
PDF
CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: EXPLORANDO O TEOREMA DO VALOR INTERMEDIÁRIO
Lucas Carato Mazzi, Amanda Queiroz Moura
219-236
PDF
CONCEITOS DE GEOMETRIA ESPACIAL DE POSIÇÃO: TRATAMENTOS FIGURAIS MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Dienifer da Luz Ferner, Maria Arlita da Silveira Soares, Rita de Cássia Pistóia Mariani
237-261
PDF
A TECNOLOGIA DIGITAL EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS RECURSOS SEMIÓTICOS
Tânia Camila Kochmanscky Goulart, Lourdes Maria Werle de Almeida
262-284
PDF
DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA
Marcio Vieira de Almeida, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Celina Aparecida Almeida Pereira Abar
285-307
PDF
USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): FORMAÇÃO INICIAL E PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DA UNESPAR
Kayque Henrique Maciel, Rosefran Adriano Gonçales Cibotto, Amauri Jersi Ceolim
308-329
PDF
MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O TEXTO PRODUZIDO POR UM LICENCIANDO
Amanda Caroline Fagundes Campos, Marilaine de Fraga Sant’Ana
330-358
PDF
MATEMÁTICA NA ENGENHARIA: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC-SP DE 2010 A 2020
Eloiza Gomes, Barbara Lutaif Bianchin, Gabriel Loureiro de Lima
359-384
PDF
A EVASÃO ESCOLAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VEZ E A VOZ DOS EVADIDOS
Antoneli da Silva Ramos, Paulo César Gomes
385-409
PDF
CLASSIFICAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES NAS SUBÁREAS EM HISTÓRIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA (1990-2018)
Iran Abreu Mendes, Lucas Silva Pires
410-434
PDF
APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM ESPAÇOS VIRTUAIS: ESTUDANDO A REGRA DE L’HOSPITAL NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer
463-483
PDF
CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE PROBLEMA EM MATEMÁTICA: REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Raquel Gomes de Oliveira, Erika Aparecida Navarro Rodrigues
463-483
PDF
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nayara Katherine Duarte Pinto, Keli Cristina Conti
484-508
PDF
BASE DE CONHECIMENTOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
Odiméia Teixeira, Mary Ângela Teixeira Brandalise
509-537
PDF
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CÁLCULO 1 SOBRE A AVALIAÇÃO E SUAS RELAÇÕES COM AS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES
Wescley Well Vicente Bezerra, Cleyton Hércules Gontijo
538-554
PDF
OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS DO CONCEITO DE INFINITO IDENTIFICADOS EM ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES DO CURSO DE MATEMÁTICA
Fernanda Kelly da Silva Siqueira, João Henrique Lorin
555-577
PDF
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA ESFERA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO DISTRITO FEDERAL: DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO CURRICULAR
Lygianne Batista Vieira, Geraldo Eustáquio Moreira
578-601
PDF
UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DO PDE-PR NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES FORMADORES DA ÁREA DE MATEMÁTICA
Priscila Gleden Novaes da Silva, Clodis Boscarioli, Rodolfo Eduardo Vertuan
602-623
PDF
A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIANTURA EM MATEMÁTICA
José Roberto Costa Júnior, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
624-646
PDF
QUALIDADES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Michela Caroline Macêdo, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro, Rafael Nicolau Carvalho
647-664
PDF
PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS
Luis Felipe Tatsch Schmidt, Carmen Vieira Mathias
665-682
PDF
ESTUDO DE INTEGRAIS POR MEIO DE TAREFAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO
Adriana Helena Borssoi, Rodrigo Tavares da Silva
683-703
PDF
NARRATIVAS DA FORMAÇÃO E DA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Wagner Alvarenga Vieira Junior, Sandra Alves de Oliveira
704-730
PDF
UMA EXPERIÊNCIA COM UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO
Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan
731-749
PDF
INVESTIGANDO O MODO QUE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA UTILIZAM O GEOPLANO DURANTE ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CARACTERÍSTICAS DOS QUADRILÁTEROS
Marcel Muniz Vilaça
750-772
PDF
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EDUCADOR MATEMÁTICO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Felipe da Costa Negrão
773-795
PDF
SITUAÇÕES QUE ENVOLVEM PARALELOGRAMOS E SUAS ÁREAS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA
Jailson Cavalcante de Araújo, Anderson Douglas Pereira Rodrigues da Silva, Paula Moreira Baltar Bellemain
796-820
PDF
AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Marcelo Carlos de Proença, Ana Lucia Pereira
821-839
PDF
Relatos de Experiência
PARTICIPAÇÃO EM GRUPO DE ESTUDO E PROJETO DE EXTENSÃO: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Viviane Fátima Ribeiro, Francieli Cristina Agostinetto Antunes
840-855
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Estatísticas de acesso
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão