A TECNOLOGIA DIGITAL EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS RECURSOS SEMIÓTICOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.262-284Resumo
No presente artigo investigamos como a tecnologia digital favorece a ativação e o uso de recursos semióticos que colaboram para o desenvolvimento de atividades de modelagem matemática.
Com esta finalidade levamos em consideração um quadro teórico que considera as possiblidades de produção, articulação e uso de recursos semióticos bem como a associação da tecnologia ao
desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. Consideramos também uma pesquisa empírica em que atividades de modelagem matemática são desenvolvidas por alunos de uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de um curso de Ciência da Computação. Os dados foram coletados por meio de gravações em áudio, vídeo e tela do computador com a utilização do software OBS, além das observações de diário de campo realizadas pela professora no decorrer das aulas. A pesquisa é qualitativa e as análises de cunho interpretativo nos levam a caracterizar categorias relativas ao modo como a tecnologia digital favorece a ativação e o uso de recursos semióticos no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática: a tecnologia como meio de visualização; a tecnologia como auxiliar na construção de modelos matemáticos; a tecnologia como o contexto de origem do problema; a tecnologia como articuladora de recursos semióticos.