COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EDUCADOR MATEMÁTICO: REFLEXÕES E APONTAMENTOS A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.773-795Resumo
Este artigo é oriundo de pesquisa de mestrado realizada com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o objetivo de
compreender as competências e habilidades do Educador Matemático definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais por meio de oficinas pedagógicas nas aulas teóricas de Estágio Supervisionado I. O estudo de competências e habilidades no Brasil exige do pesquisador uma mistura de audácia e prudência, tendo em vista que há inúmeras discussões acerca do uso dos termos no campo educacional. Neste trabalho apresentamos uma base teórica multifacetada para compreender o conceito, além disso realizou-se pesquisa participante composta por plano de ação com seis oficinas
que visaram o desenvolvimento de atividades práticas e reflexivas acerca das competências e habilidades específicas do Educador Matemático. Os resultados apontam que o diálogo é essencial nas
aulas de Estágio, pois possibilita o exercício de construção da identidade docente através da troca. Além disso, demonstram uma maturidade por parte dos estudantes ao compreenderem o objetivo
maior de seu curso – formar professores.