MATEMÁTICA NA ENGENHARIA: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA PUC-SP DE 2010 A 2020
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.359-384Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar um mapeamento, e a partir dele um estudo aprofundado, da produção dos últimos dez anos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
da PUC-SP referente ao ensino e à aprendizagem da Matemática em cursos de Engenharia, tomando por base as dissertações e teses defendidas no espectro temporal de 2010 a 2020. A busca foi realizada na biblioteca virtual de dissertações e teses da PUC-SP e constituiu-se um conjunto de nove pesquisas a serem estudadas. Em cada uma delas analisamos: a fundamentação teórica, a metodologia, os sujeitos de pesquisa e mais detalhadamente os objetivos, alguns resultados de cunho mais geral e sugestões para futuras investigações. Os referenciais teóricos mais empregados foram alguns preceitos da Modelagem Matemática e a Teoria das Situações Didáticas. Nenhuma das pesquisas é apenas documental ou bibliográfica e, consequentemente, todas têm sujeitos, que são sempre estudantes da Engenharia. Os resultados de caráter mais geral agrupam-se, majoritariamente, em torno de questões
relacionadas às potencialidades e dificuldades da utilização da Modelagem Matemática como estratégia de ensino, das potencialidades do emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de Matemática na Engenharia. As sugestões para futuras pesquisas indicam diferentes possibilidades e caminhos a serem percorridos na construção do conhecimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem em cursos de Engenharia.