A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA LICENCIANTURA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.624-646Resumo
Um dos desafios da Educação Estatística é promover o letramento estatístico favorecendo atitudes críticas em relação aos usos sociais de dados estatísticos. A formação inicial de professores que ensinam Estatística é importante para desencadear abordagens pedagógicas na perspectiva do letramento estatístico, o qual envolve elementos cognitivos, como conhecimentos estatísticos e
matemáticos; e elementos disposicionais, como crenças, atitudes e criticidade. Contudo, os cursos de formação inicial de professores de Matemática não abordam o letramento estatístico como objeto de estudo. Este artigo discute aspectos de pesquisa que analisou as compreensões de letramento estatístico entre licenciandos de Matemática, num curso de formação que explorou dimensões do
letramento estatístico. O foco das reflexões apresentadas incidirá sobre as análises dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que, ao lidarem com dados relevantes, os participantes se envolveram de forma eficaz nas análises dos dados, considerando suas opiniões sobre aqueles dados, e não se limitando a oferecer uma resposta matemática. Nossas análises sugerem que os participantes não possuiam conhecimentos estatísticos e/ou matemáticos que poderiam
limitar, mas não suprimir, a possibilidade de desenvolvimento de uma perspectiva de letramento estatístico.