A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA ESFERA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS E DO DISTRITO FEDERAL: DIREITOS HUMANOS COMO ELEMENTO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.578-601Resumo
Um conjunto normativo e de políticas públicas relativas à Educação em Direitos Humanos (EDH) vem se desenvolvendo progressivamente desde 1980 no Brasil e, um dos marcos desse
processo foi a criação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (edições de 2003 e 2006). Consoante a este processo, o presente artigo tem como objetivo verificar em que medida a perspectiva da Educação em Direitos Humanos é contemplada na formação de professores de Matemática. O trabalho fundamenta-se na Pedagogia Radical e na Educação Matemática Crítica em conexão com a Educação em Direitos Humanos. Optamos por uma pesquisa qualitativa e exploratória, pois visamos compreender, a partir de documentos oficiais federais e institucionais, como a formação docente tem se configurado nesta perspectiva. Em relação aos procedimentos de pesquisa, utilizamos o levantamento bibliográfico e documental, definimos como objetos de estudo os Projetos Pedagógicos de Curso das universidades públicas e institutos federais do Estado de Goiás e do Distrito Federal que ofertam o curso de licenciatura em Matemática, e as Diretrizes Curriculares Nacionais que tratam da formação docente. O estudo permitiu concluir que ainda não é realidade para todas as instituições
analisadas a inclusão da perspectiva da Educação em Direitos Humanos na formação e que muitos Projetos Pedagógicos de Curso estão desatualizados em relação à Resolução mais recente do Conselho Nacional de Educação. Quanto ao perfil dos estudantes e das disciplinas ofertadas, vimos que nem sempre quando o PPC traz elementos da Educação em Direitos Humanos, isso é refletido na matriz curricular do curso, por isso enfatizamos a importância de que nesta sejam evidenciadas disciplinas com ementas relacionadas à Educação em Direitos Humanos.