AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Luiz Otavio Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Marcelo Carlos de Proença Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ana Lucia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.821-839

Resumo

A formação inicial do professor de Matemática é um momento único, pois possibilita o licenciando a construir saberes para o exercício do ser professor. Outrossim, tais saberes devem ser
analisados e refletidos uma vez que estes serão incorporados em sua prática quando em ofício da profissão. Neste sentido, como forma de apresentar profícuas possibilidades, este estudo tem como objetivo evidenciar e analisar se a resolução de problemas aparece como potencialidade para aprender a ensinar matemática nas pesquisas sobre formação inicial. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Foram
obtidas 12 produções que tiveram como foco a abordagem da resolução de problemas em que o problema é o ponto de partida. Esse material foi analisado qualitativamente com base nas técnicas de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Como resultados, quatro categorias emergiram revelando como potencialidades que trabalhar com esta perspectiva: I) propicia um maior interesse por parte dos licenciandos; II) agrega ao seu arcabouço metodológico, uma vez que se constitui como algo
novo aos estudantes; III) possibilita um processo colaborativo de aprendizagem; e, IV) favorece um processo de reflexão. Desta forma, o ensino em que o problema é abordado, o ponto de partida
constitui-se como uma abordagem auspiciosa não somente durante a formação dos futuros professores de Matemática, mas também para que estes possam utilizá-las em suas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

Mendes, L. O. R., Proença, M. C. de, & Pereira, A. L. (2020). AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 821–839. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.821-839