AS POTENCIALIDADES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.821-839Abstract
A formação inicial do professor de Matemática é um momento único, pois possibilita o licenciando a construir saberes para o exercício do ser professor. Outrossim, tais saberes devem ser
analisados e refletidos uma vez que estes serão incorporados em sua prática quando em ofício da profissão. Neste sentido, como forma de apresentar profícuas possibilidades, este estudo tem como objetivo evidenciar e analisar se a resolução de problemas aparece como potencialidade para aprender a ensinar matemática nas pesquisas sobre formação inicial. Como procedimento metodológico foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Foram
obtidas 12 produções que tiveram como foco a abordagem da resolução de problemas em que o problema é o ponto de partida. Esse material foi analisado qualitativamente com base nas técnicas de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Como resultados, quatro categorias emergiram revelando como potencialidades que trabalhar com esta perspectiva: I) propicia um maior interesse por parte dos licenciandos; II) agrega ao seu arcabouço metodológico, uma vez que se constitui como algo
novo aos estudantes; III) possibilita um processo colaborativo de aprendizagem; e, IV) favorece um processo de reflexão. Desta forma, o ensino em que o problema é abordado, o ponto de partida
constitui-se como uma abordagem auspiciosa não somente durante a formação dos futuros professores de Matemática, mas também para que estes possam utilizá-las em suas práticas.