BASE DE CONHECIMENTOS DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.509-537Resumo
Neste artigo, são apresentados os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como se configura a Base de Conhecimentos para a docência dos formadores de professores para o ensino de
Metodologia da Resolução de Problemas nos cursos de Licenciatura em Matemática de Universidades Públicas do Estado do Paraná. Em termos metodológicos, corresponde a uma pesquisa qualitativa, do
tipo estudo de casos múltiplos. O aporte teórico deu-se nas definições e nas categorizações dos conhecimentos basilares da prática docente propostas por Lee Shulman e nas adaptações definidas por Pâmela Lyon Grossman, bem como nos pressupostos de Lourdes de La Rosa Onuchic para embasar questões teóricas que permeiam a Metodologia da Resolução de Problemas. Os depoimentos dos formadores de professores, coletados por meio de entrevistas, foram analisados de acordo com a Análise Textual Discursiva, desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Os principais achados da pesquisa evidenciaram que o ensino de Metodologia da Resolução de Problemas é mais efetivo em termos formativos se a Base de Conhecimentos dos formadores de professores for bem estruturada em relação aos Conhecimentos: do Tema, Pedagógico Geral, Pedagógico do Conteúdo, do Contexto Universitário e do Contexto Escolar; e que as diferentes formas de conceituar a Metodologia da Resolução de Problemas têm estreita relação com os conhecimentos basilares da docência dos formadores de professores.