PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE O USO DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.484-508Resumo
Este trabalho traz excertos de uma dissertação que discute o uso do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) no ensino superior, junto à formação de licenciandos em Matemática e foi defendida no âmbito de um mestrado profissional. A pesquisa teve como objetivo analisar os alcances e limitações do uso do LEM FaE como suporte no planejamento de aulas a serem desenvolvidas no âmbito do estágio supervisionado dos licenciandos em Matemática. Temos como objetivo, neste artigo, apresentar algumas percepções dos licenciandos que participaram da pesquisa a respeito do uso
do LEM na formação de professores. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa e para o artigo utilizamos as entrevistas como principal meio de coleta de informações. Ao
final foi possível notar, pelas percepções dos licenciandos, que o LEM FaE pode ser um espaço de trocas de conhecimento, novas aprendizagens, experimentações, planejamentos, desenvolvimentos, avaliações de atividades. Dessa maneira, ponderamos que o uso do LEM pode distanciar o ensino do
modo mais tradicional, que utiliza apenas giz e lousa, desconsiderando o protagonismo do estudante.