EULER NÃO SABIA NADA DE MATEMÁTICA?

Autores

  • Valéria Ostete Jannis Luchetta Universidade Estatual Paulista (UNESP)
  • João Ricardo Viola dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.145-171

Resumo

A Matemática do Matemático é o fundamento da Matemática do Professor de Matemática. O que sustenta a Matemática da sala de aula da Educação Básica é a Matemática do Matemático. Pois bem, neste artigo produzimos uma discussão a respeito dessa suposta condição de necessidade,
muitas vezes de suficiência, que opera como uma ideia naturalizada nas discussões de formação de professores de matemática. Para isso, realizamos uma leitura plausível de alguns escritos de Euler e de modos como Educadores Matemáticos e Matemáticos falam a respeito da formação matemática dele. Tomando como referência o Modelo dos Campos Semânticos (MCS) produzimos (sendo produzidos) outras possibilidades para Licenciaturas em Matemática. Nossas principais considerações são na
direção de movimentarmo-nos com essa discussão que coloca em xeque conhecimentos matemáticos de Euler, e procura desdobrar efeitos que dela decorre, em construções de projetos políticos de formações matemáticas em Licenciaturas em matemática: sempre em processos, movimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Luchetta, V. O. J., & Santos, J. R. V. dos. (2020). EULER NÃO SABIA NADA DE MATEMÁTICA?. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 145–171. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.145-171