MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O TEXTO PRODUZIDO POR UM LICENCIANDO

Autores

  • Amanda Caroline Fagundes Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS
  • Marilaine de Fraga Sant’Ana Universidade Estadual do Campinas

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.330-358

Resumo

Neste artigo analisamos o texto produzido por um licenciando em matemática, sobre especificidades de Modelagem Matemática, por meio de conceitos de Basil Bernstein e da relação entre tal texto e vivências desse estudante na licenciatura. Com texto, visto aqui como um conceito de Basil Bernstein, nos referimos a escolhas, justificativas e exemplos apresentados pelo licenciando em
uma entrevista que tratou de especificidades de Modelagem Matemática. Observamos, na análise qualitativa do texto, a busca do entrevistado por responder “o que é?” e “pra que serve?” Modelagem Matemática e, três objetivos, elencados por ele, com relação a essa tendência. Observamos também dificuldades na diferenciação entre Modelagem Matemática e Etnomatemática. Evidenciamos as vivências no curso de Licenciatura em Matemática como superiores aos referenciais teóricos de Modelagem Matemática como influência para a construção do texto do estudante. Diante disso, sugerimos, para o referido curso, mais vivências, que propiciem a diferenciação entre tendências em
Educação Matemática e, a elaboração, pelos licenciandos, de justificativas.

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Publicado

10-12-2020

Como Citar

Campos, A. C. F., & Sant’Ana, M. de F. (2020). MODELAGEM MATEMÁTICA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O TEXTO PRODUZIDO POR UM LICENCIANDO. Revista Paranaense De Educação Matemática, 9(19), 330–358. https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.330-358