ARTICULANDO SABERES A ENSINAR E PARA ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.120-144Resumo
Considerando a dificuldade de efetivar, especialmente nos cursos de licenciatura em Matemática, ações formativas que aproximem componentes disciplinares e a prática profissional do (futuro) professor, este trabalho problematiza a experiência de uma disciplina intitulada Instrumentalização para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental – IEM-EF, conduzida por meio de práticas assentes no Ensino Exploratório de Matemática - EEM. Trata-se de uma investigação da própria prática, alicerçada em análises qualitativas de natureza interpretativa de dados emergentes de relatórios analítico-reflexivos das aulas, narrativas e elaboração de vídeos pelos futuros professores. Os resultados revelam o potencial das práticas discutidas em duas dimensões articuladas: (i) a (re)elaboração de saberes matemáticos acerca dos conteúdos a serem ensinados na Educação Básica, com aprofundamentos e ampliações conceituais, procedimentais e epistemológicas; e (ii) a vivência, na condição de aluno, de práticas pedagógicas exigentes (como é o EEM) que possibilitam, ao futuro
professor, vislumbrar seu potencial e reconhecer modos de atuação distintos dos modelos tradicionais, com o desenvolvimento de saberes para ensinar Matemática. As conclusões, contudo, salientam a importância da continuidade de ações consonantes ao longo do curso, com concepções e
conhecimentos alinhados e correspondentes à complexidade e especificidade do conhecimento e das práticas formativas de professores de Matemática.