UMA EXPERIÊNCIA COM UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ORAL NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE CÁLCULO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.731-749Resumo
Considerando que a avaliação em disciplinas matemáticas no âmbito do Ensino Superior ainda segue moldes ditos tradicionais, este artigo analisa uma experiência envolvendo a utilização de
um instrumento de avaliação do desempenho oral, elencando suas potencialidades para a promoção de oportunidades de aprendizagem, bem como algumas de suas limitações. Para tal, realiza-se uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo, considerando a transcrição do diálogo de três grupos de
estudantes de Cálculo Diferencial e Integral que analisam resoluções de dois limites de funções reais de uma variável real. Como conclusões, apontam-se as possibilidades oferecidas pelo instrumento para os estudantes produzirem argumentos e transmitirem sua compreensão ao trabalhar de maneira
dialógica, diferentemente de trabalhar apenas no contexto escrito. Algumas limitações incluíram a divisão na fala entre os integrantes e o tratamento “mecânico” dos critérios, bem como dificuldades
em expressar oralmente alguns aspectos de notação.