FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA(S): UM OLHAR DECOLONIAL SOBRE AS MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2020.9.19.74-94Resumo
Este trabalho busca investigar como são constituídas, no contexto do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, as mudanças de concepções e de perspectivas dos licenciandos sobre o próprio curso e sobre a profissão docente. Para isso, analisamos os impactos do curso de Licenciatura em Matemática na formação para ensinar matemática(s) no Ensino Fundamental e Médio a partir da decolonialidade. Propusemos uma roda de conversa com os estudantes de Licenciatura para coletar e analisar os dados, seguindo um modelo de análise de vídeos e
transcrições. Observamos que as mudanças de perspectiva ocorridas expõem questões discutidas por referenciais teóricos sobre formação de professores. As reflexões ocorridas durante a execução dos procedimentos metodológicos configuram-se em grandes contribuições para o desenvolvimento deste artigo, pois reforçam nosso entendimento de que a investigação sobre a formação de futuros professores de matemática(s) deve ser problematizada, significativa e decolonial.